Fibromialgia (ajuda nos sintomas)

Plantas Relacionadas na Literatura : Erva-cidreira-de-rama(FALSA MELISSA), Erva-de-são joão [hipérico] , Kava-kava [cava-cava] , Mulungu .
Sintomas e Causas : Segundo Dr. Degmar: é uma forma freqüente de dores musculares e cansaço, que afeta mais de 3 milhões de pessoas só nos EUA.
No Brasil cerca de 5% da população, podem estar acometidos desta patologia. O nome vem das dores generalizadas em músculos e tendões ou ligamentos. Pode ocorrer simultaneamente com outras doenças.
Não causa artrite ou deformações e não é progressiva.
Não apresenta alterações laboratoriais, e o diagnóstico é puramente clínico, com as queixas e sinais dos pacientes.
A dor é o sintoma mais freqüente e importante.
Pode começar em alguma região (principalmente no pescoço e ombro), mas logo se espalha por várias regiões, na forma de ardência, rigidez, tensão, fisgadas.
Fatores de agravação: certas horas do dia, variação do clima, tipo de atividade ou esforço, padrão do sono, estresse psíquico.
A sensação de dor no corpo é de dor como se estivesse gripada constantemente, e em alguns casos a dor pode ser severa e limitante para o trabalho e vida efetiva.
As dores e pontos de dor tendem a ser simétricos (mas às vezes mais forte em um dos lados).
Pode ser confundida com a Síndrome da fadiga crônica (SFC), e vice-versa.
O estágio REM do sono (Teles: o sono mais profundo, com movimentos rápidos dos olhos, é a fase mais repousante do sono), geralmente é prejudicado, e os pacientes acordam cansados.
Alterações do sono podem alterar a produção de endrominas e aumentar a percepção das dores.
Mudança de humor é freqüente, e o desânimo é o sintoma mais freqüente, é a depressão propriamente dita está presente em 25% dos casos.
Diminuição da concentração, dormência, fisgadas, cefaléia, alterações intestinais, dor abdominal, edemas, irritabilidade da bexiga, alteração da pele podem estar presentes.

Tratamentos Fitoterápicos Propostos

Tratamentos Propostos :
Segundo Dr. Degmar para:  atuar no sistema nervoso, usar: Erva-de-são-joão (Hypericum perfuratum), extrato seco, 300 mg, 3 vezes ao dia; Kava-kava, (Piper metisticum), extrato seco, 100 mg, 3 vezes ao dia, ou dose única de 30 mg dia.
 Plantas com ação hipnótica [deficiência no sono}: Melissa (Melissa officinalis), extrato seco, 200 mg, 3 vezes ao dia, ou dose única de 400 mg ao deitar; Mulungu (Erytrina mulungu), pó, tintura ou extrato seco.
Deve-se fazer programas de exercícios para fortalecer musculatura e melhorar o alongamento.
Técnicas de relaxamento como Tai-chi, Yoga, para diminuir a tensão muscular.
Ver plantas com ação analgésica e anti-inflamatória.
Segundo Teles, observa-se uma grande tendência desta patologia estar associada a fatores psicossomáticos, havendo bons resultados quando o tratamento é suave (com uso de fitoterápicos com propriedades ansiolíticas: compostos: CALMA, ANSIEDADE, ANTI-EXCITAÇÃO [maiores informações Na A.B.A. Germano , Catanduva SP, tel: [017] 3524 6276], associados à recomendações de uso de alternativas tais como relaxamento, meditação, aumento natural de Espiritualidade, e outras. Associar com compostos com ação renal. Ver dados com palavra-chave? rins ou nefrologia em Doencas neste Site.
Segundo a TMC, problemas nos rins podem causar dores generalizadas semelhantes aos sintomas físicos que os paciente indicam nos casos de fibromialgia.
Assim, podemos aliar no seu tratamento plantas com notória eficiência nos processos nefro patológicos gerais, tais como: a formulação do Dirceu: RINS, juntamente com Condurango; Esporão-da-cultura; Uva-ursi; Ruibarbo; Lithospermum spp; Lycopus spp; Angélica; Estrágalus; Rubim (erva-macaé); e as plantas que atuam no sistema nervoso também ligado ao processo renal: Erva-de-são-joão; Kava-kava; Melissa; Mulungu. Querendo-se usar o método de Florais de Bach, podemos associar: Mimulus(medo); Holly (raiva); White Chestnut (preocupação); Star of Bethhem (traumas) [fonte : Regina Iglesias)

Dieta e Cuidados Recomendados : Alimentação com mínimo de carnes vermelhas possível; evitar açúcar branco, estimulantes (café, refrigerantes [mesmo diet, por conterem cafeína], chocolate, chá mate). Preferir alimentos integrais. 
Segundo o nutricionista, há evidências clínicas que indicam que quanto menos energia é gasta no processo digestivo, maior é longevidade. “Com o acompanhamento de pacientes com fibromialgia encaminhados pelo grupo de dor do Hospital das Clínicas de São Paulo, foi possível observar que a dor muscular, típica desses casos, estava relacionada com a deficiência de ATP, substância que atua no armazenamento de energia.
Após adotar dietas regulares quanto ao consumo de componentes de digestão ácida e alcalina, percebemos que o processo de fabricação de ATP ficou mais rápido e os pacientes passaram a sentir menos dor”.
Ver mais dados no setor ALIMENTOS FUNCIONAIS NESTE SITE NO HOME