Escorbuto: tratamento antiescorbútica – falta vitamina C

Plantas Relacionadas na Literatura : Aipo, salsão, Alfafa, Amora-brava, Azedinha, Barbatimão, Beldroega, Cajueiro, Casca-danta, Chicória , Erva-de-santa-maria [mastruço] , Framboesa , Mandacaru , Mangueira , Nabo , Rabanete, Rábano, Tomate, Uva, .
Sintomas e Causas :
Deficiência de vitamina C.
Escorbuto Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O escorbuto é uma doença que tem como primeiros sintomas hemorragias nas gengivas, inchaço, dores nas articulações, feridas que não cicatrizam e pouca segurança na fixação dos dentes. É provocada por carências graves de vitamina C na dieta. Há mais de duzentos anos, já se sabia que alguns alimentos eram necessários para manter-nos saudáveis. Percebeu-se, por exemplo, que os marinheiros que ficavam muito tempo no mar acabavam doentes. Esses homens, que consumiam principalmente bolachas e carne de porco salgada, passavam longos períodos sem ingerir folhas ou frutas frescas. Por esse motivo eram atacados pelo escorbuto. Por volta de 1800, descobriu-se que esse mal poderia ser evitado se fossem acrescentados a sua dieta suco de limão e repolho azedo. Muito mais tarde, verificou-se que esses alimentos contêm grande quantidade de vitamina C e que a ingestão diária de pequenas doses dessa vitamina evita o escorbuto.
O escorbuto pode ocasionar ainda inflamações na língua A vitamina C é importantíssima para o corpo porque ela é um cofator da enzima prolil-hidrolixase, que faz a hidroxilação do aminoácido prolina nas cadeias alfa de colágeno. Essa hidroxilação é tão importante porque aumenta o número de ligações de hidrogênio na molécula e dá maior rigidez ao colágeno, que é a principal proteína estrutural do corpo.

Tratamentos Fitoterápicos Propostos

Tratamentos Propostos : Dirceu: uso interno, in natura, suco, ou cps do pó: Agrião.

Literatura: uso constante de pequenas doses suco de limão e repolho azedo.

 

Consultar os alimentos ricos em vitamina C neste site em Alimentos Funcionais.

Dieta e Cuidados Recomendados : Consultar os alimentos ricos em vitamina C neste site em Alimentos Funcionais