Emética – provocar vômitos para esvaziar estômago

Plantas Relacionadas na Literatura : Açucena, Caroba , Ipeca [Ipecacuanha] , louro .
Sintomas e Causas : Plantas que provocam vômitos.

O vômito ou êmese é definido como um mecanismo de defesa do organismo cuja finalidade é a expulsão forçada do conteúdo gástrico. Normalmente é precedido por sintoma de náusea, que é a vontade ou iminência de vômito.

Eméticos são medicamentos ou recursos destinados a indução do vômito, úteis em casos de envenenamento ou demais circunstâncias onde o esvaziamento gástrico deve anteceder qualquer medida.

 

Tratamentos Propostos : Segundo Alfonsas Balbachas -1959 – As Plantas Curam: sabugueiro. Conhecimento popular indica uma dose de salmoura (água potável com sal de cozinha) levemente aquecida, bebida aos goles pequenos, juntamente com o uso do dedo indicador enfiado profundamente na região da garganta
Visam a indução ao vômito no indivíduo. São amplamente utilizados em situações de intoxicação ou quando há ingestão de venenos não-corrosivos, com a finalidade de remover o agente tóxico, impedir ou reduzir a sua absorção no estômago. Possuem ação central ou periférica.

Os eméticos de ação central atuam estimulando de forma direta o centro do vômito, também chamado de zona de gatilho. Os fármacos eméticos de ação periférica induzem ao vômito reflexo, através da irritação da mucosa gástrica, com impulsos aferentes que são direcionados ao centro do vômito.

  • Ipeca: o extrato de suas raízes ou rizoma é utilizado como xarope. A ipecacuanha é uma planta nativa do Brasil e América Central. Utilizada há séculos pelos índios, na indução do vômito em casos de envenenamento. A atividade farmacológica está relacionada a dois alcaloides isoquinolínicos, a emetina e a cefalina, ambas dotadas de poder amebicida. Exerce ação emética central e periférica.
    .infoescola.com/farmacologia/emeticos/

    Graduação em Farmácia e Bioquímica (Uninove, 2010)