Dor de garganta (ajuda nos sintomas)

Plantas Relacionadas na Literatura : Alfavacão, Amora , Erva-de-jaboti, Gerâneo, Romã, Sálvia .
Sintomas e Causas : Situações dolorosas na região da garganta, proveniente quase sempre de inflamação e/ou infecção nesta região, acompanhado ou não de febres (podendo nas crianças ser alta), dificuldade de engolir (alimentar-se), etc.
Tratamentos Propostos : Segundo Dirceu (dirceu@paz.org.br). tomar o xarope Garganta (composto) ou as plantas (na forma de xarope): tanchagem (folhas), amora (folhas), sucupira (sementes); uso interno, folhas, infuso, tintura, usar todas as variedades conhecidas de Amora, (ver dados da planta). No caso de preparados na forma aquosa usar: até 2 anos: 1 gota/kg; de 3 anos à 7 anos: uma colher de café; de 7 até 12 anos: uma colher de chá; mais de 12 anos: uma colher de sobremesa. Em todas as idades, usar 3 vezes ao dia. No caso de usar na forma de cápsulas contendo pó seco e moído da mistura de plantas indicadas ou de uma planta, tomar 1 cápsula, 3 vezes ao dia, 15 minutos antes das refeições,”em estado de fome”, ou quando se fizer necessário.
Segundo Alfonsas Balbachas -1959 – As Plantas Curam: alfavaca, salva, sensitiva, trevo-cheiroso, bolsa-de-pastor, carqueja, cascarilha, jequitibá.

Tratamentos Fitoterápicos Propostos

Dieta e Cuidados Recomendados : Segundo: Alimentos Saudáveis & Alimentos Perigosos – Reader´s Digest, comer bastante: frutas cítricas, frutas em geral e verduras frescas, para obter vitamina C; frutas amarelas e alaranjadas, vegetais alaranjados e verdes para obter caroteno; pescado, carne magra, grãos enriquecidos para obter zinco. Beber bastante: líquidos sem álcool e sem cafeina. Evitar bebidas alcoólicas e fumo.
Atualmente, pode-se inciar como dose ideal de vitamina C 200 mg/dia e não mais 60 mg. Mais do que 200 mg/dia o corpo não consegue absorver, podendo levar contudo à superdosagem de ferro, o que é prejudicial. Uma dieta rica em zinco pode aumentar as defesas do organismo, sendo boas fontes de zinco: iogurte, ostras e frutos do mar, grãos e cereais enriquecidos, carne magra, ovos