Colicestite (ajuda nos sintomas)

Plantas Relacionadas na Literatura : Acelga, Alcachofra, Boldo-baiano (Aluman), Boldo-brasileiro ou Boldo-nacional ou Falso boldo, Boldo-do-chile, Carqueja , Celidônia, Jurubeba , .
Sintomas e Causas : Inflamação da vesícula biliar. Segundo Rozman, a inflamação da vesícula biliar, é quase sempre (85-90% dos casos), conseqüência de obstrução calculosa (com cálculos) do conduto cístico seguida de infecção bacteriana de sua parede (com ulceração, edema, e deposição de fibrina). Mais raramente é causada por pregas, sifono patias e divertículos que permitem a estase e a infecção biliar intravesical. As bactérias e demais agentes podem alcançar a vesícula , em primeiro lugar por via canalícula ascendente (desde o intestino), no caso dos enterococcus, colibacilos e lâmblias; a segunda via é a hematogênica descendente (bacteremias tíficas , estreptocócicas, etc.) e a terceira via é a linfática, desde a contiguidade de focos inflamatórios vizinhos (apendicite, periduodenite, etc.)

Tratamentos Fitoterápicos Propostos

Tratamentos Propostos : Segundo Dirceu (dirceu@paz.org.br), tomar Colecistite (composto), ou as plantas: alcachofra, celidônea, boldo, jurubeba (mistura dos infusos das plantas). Aplicar cataplasma de argila no local. Indicação especial: Celidônea (Chelinium majus), ver dados da planta; No caso de preparados na forma aquosa usar as doses : adultos: uma colher de sopa, usar 3 vezes ao dia.
Segundo Alfonsas Balbachas -1959 – As Plantas Curam: Limão; beber água em abundância; aplicar compressas quentes; não se automedicar em casos graves chamar o médico.

Dieta e Cuidados Recomendados : Fazer dieta leve de alimentação.