Albuminúria: albumina no sangue (diminui efeitos)

Plantas Relacionadas na Literatura: Cipó-cabeludo, Crajirú [Paripari] [Cipó-cruz], Damiana, Maçã.
Sintomas e Causas: Segundo A. Balbach, é a existência de albumina na urina, tendo com causas prováveis: nefropatias, uretrites, pielites, moléstias de fundo cardíaco, provocado por grandes fadigas, alimentação excessiva, manifestação nas enfermidades infecciosas (erisipela, escarlatina, tifo, etc.), na gravidez, ainda que os rins não estejam infermos. No reumatismo, na gota e na diabete, pode haver eliminação de albumina, graças a constante irritação a que os rins estão sujeitos. Diagnóstico Diferencial nas Proteinúrias Marcus Gomes Bastos, MD, PhD Chefe do Dept. de Clínica Médica Univ.
Federal de Juiz de Fora, MG (UFJF) Diretor da Divisão de Nefrologia-Hospital Universitário -UFJF ————————————————- A ação das doenças renais é através da proteinúria associada ou não a hematúria ou seja a Síndrome de Anormalidades Urinárias. O determinação da proteinúria ficou enormemente facilitada com o emprego das fitas de imersão urinária. Estas fitas deveriam, assim, ser utilizadas não só no rastreamento das nefropatias mas também na avaliação clínica de rotina. A proteinúria assintomática não é um achado tão incomum nas avaliações médicas de admissão para o trabalho
e em escolas e universidades, e também quando da realização de seguro de vida. A prevalência relatada de proteinúria em amostras urinárias isoladas é de 2 a 11% e está relacionada ao método de detecção utilizado e a faixa etária dos indivíduos avaliados. Já a prevalência da proteinúria detectada em mais de uma amostra urinária é menor e é relatada ser de 1-5%. Embora a proteinúria possa indicar a presença de doença renal subjacente importante, deveríamos estar atentos para a possibilidade da chamada proteinúria funcional (transitória e a ortostática), condição sem relevância clínica.
Tratamentos Propostos: Farmacopéia: cipó-cabeludo; craxerú (parirí). Segundo Alfonsas Balbachas, 1959: cainca, guaco, limão.