SISTEMA NERVOSO e uso do Café; Chá-preto e Chocolate

Substâncias

Café e chá preto contém cafeína e o chocolate contém teobromina


Efeitos

Sistema NERVOSO

Uma significante parcela das enxaquecas está associada a hábitos alimentares. Nestes casos é interessante ficar atento e procurar detectar qual alimento foi ingerido antes de manifestar-se uma crise de enxaqueca e procurar evitar este alimento específico.

São freqüentes dentre as enxaquecas aquelas oriundas da ingestão excessiva ou não de chocolate, laticínios, principalmente queijo; adoçantes sintéticos, pão, cerveja, canela e defumados, devido à presença de grandes quantias de nitrito.

O café, principalmente ao final das refeições, além de estimular a digestão, para algumas pessoas previne dores de cabeça, entretanto, para outras pessoas pode desencadear enxaquecas.

A “ressaca” pode ser originária da desidratação que se estabelece no organismo após a ingestão excessiva de bebida alcóolica ou mesmo após a ingestão moderada de alguns tipos de licores ou, para algumas pessoas, de champanhe.

Alguns alimentos contém alcaloides que interferem no estado emocional das pessoas que os ingerem. Café e chá preto contém cafeína e o chocolate contém teobromina. O uso moderado destes alimentos age como estimulante, melhorando o humor e a capacidade de concentração. Entretanto, quando ingeridos em excesso tendem a produzir ansiedade, agitação, desconcentrado e aumento da pressão sanguínea, provocando tremores e palpitações”.

A sensibilidade a estes alcaloides varia de indivíduo para indivíduo. Uma xícara de café pode ser suficiente para estimular uma pessoa e provocar ansiedade em outra. Por criar dependência, o fato de privar-se de seu consumo pode desencadear dor de cabeça, cansaço e depressão, típicos sinais de abstinência.

FONTE:WWW.zoonews.com.br