SEROTONINA>Chocolate: Por que somos apaixonados pelo chocolate?: estimula a SEROTONINA

Substâncias

 

Descobrir o por quê da paixão das pessoas pelo chocolate é fácil, afinal, ele melhora o humor e reduz a depressão inicial leve.


Efeitos

O que o chocolate pode fazer por nós?

Relaxar: É assim que você se sente depois de comer chocolate. Isso acontece porque ele tem em sua composição triptofano e magnésio, que estimulam diretamente a produção de serotonina [reação do l-triptofano com a glicose]. A serotonina é um neurotransmissor cerebral responsável pela sensação de prazer e felicidade.[“substância da felicidade ou do humor”.

Energizar: A cafeína e a teobromina, presentes no chocolate, são substâncias estimulantes que, em doses sensatas, aumentam a concentração e o pique.

Amenizar a TPM: No período pré-menstrual ocorrem alterações nos níveis hormonais do organismo feminino. Cai a produção de serotonina, substância responsável pela sensação de felicidade, prazer e bem-estar. O déficit desse neurotransmissor aumenta a sensação de tristeza e abatimento, tornando as mulheres mais irritáveis e deprimidas. Por isso, elas saem correndo atrás de um chocolate, que contém um aminoácido chamado triptofano, responsável pela produção de serotonina no cérebro.

Prevenir o mau colesterol: Cinqüenta gramas de chocolate escuro têm a mesma quantidade de flavonóides (antioxidantes) que um copo de vinho tinto. Além disso, 1/3 da gordura do chocolate é composta de ácido esteriático e outro 1/3 é composto de ácido oléico. Tanto os flavonóides como esses dois ácidos previnem o aparecimento do LDL, o mau colesterol.

Apaixonar: o chocolate contém também feniletilamina, substância química liberada no cérebro quando estamos apaixonados.