Proteinas animal e vegetal : importância na nutrição geral; fontes

Substâncias

Substâncias com azoto (nitrogênio); constituídas de “montagens ” de compostos mais simples [aminoácidos]


Efeitos

Proteína – o nutriente construtor

A palavra “proteína” vem de protos. que quer dizer, primeiro, ou mais importante. As proteínas são substâncias orgânicas com azoto [nitrogênio] . A proteína difere das outras substâncias alimentares pelo fato de conter o elemento nitrogênio, que é essencial para construir os tecidos do corpo.
As proteínas são constituídas de aminoácidos. Estas substâncias são o material construtivo de que é formada a estrutura do nosso corpo. Numa proteína completa, capaz de prover completa nutrição aos tecidos, há cerca de 18 a 22 aminoácidos.

Os seres humanos necessitam de 20 aminoácidos diferentes, 11 dos quais podem ser fabricados no organismo. Outros 9, denominados aminoácidos essenciais, devem vir da dieta.
Assim como as várias letras do alfabeto juntam-se para formar as palavras, os aminoácidos também
combinam-se quase em um número infinito de modos para formar mais de 50.000 proteínas diferentes no organismo.
Para serem absorvidas, as proteínas precisam ser divididas em aminoácidos no intestino delgado.
Os aminoácidos são absorvidos pelas células da parede intestinal e levados pelo sangue até as células que os utilizam para fabricar suas próprias proteínas.
A deficiência proteica grave é caracterizada pelo crescimento deficiente e danos mentais em crianças,além de edema, anemia, perda de massa muscular, diminuição da imunidade e anormalidades metabólicas. Alimentos de origem animal, especialmente a
carne, altamente proteicos também apresentam grandes quantidades de gordura saturada e colesterol – substâncias que estimulam a aterosclerose, as doenças do coração e obesidade.
Também os rins e o fígado são sobrecarregados pelo excesso de proteína animal.
2.1 – Proteína vegetal
Existem proteínas vegetais leguminosas: grãos formados por duas partes, grãos bipartidos, como feijão, soja, lentilha, ervilha etc.
Também existem proteínas oleaginosas, como a castanha do Pará, amendoim,azeitonas, nozes, gergelim, semente de girassol, amêndoas. Também o pinhão é uma fonte de proteína.
2.2 – Proteína animal
Existem proteínas de origem animal, como carne, peixes, ovos,laticínios, crustáceos. Os produtos de origem animal não são necessários para a vida humana. Uma alimentação equilibrada, usando os recursos do reino vegetal , pode fornecer perfeitamente os aminoácidos necessários para a vida humana.