PERDA DE VISÃO, degradação macular pela idade: Carboidratos de absorção lenta

Substâncias

Consumo dietético de carboidratos lentos ao invés dos carboidratos de absorção rápida.


Efeitos

“Carboidratos rápidos” podem acelerar a perda de visão

Publicação: 01/01/2008

Uma alta ingestão de carboidratos que estimula aumentos rápidos – e reduções igualmente rápidas – nos níveis de açúcar no sangue [nível glicêmico], pode ser um fator de risco para a perda da visão central relacionada à idade. Cientistas financiados pelo Serviço de Pesquisa Agrícola (ARS) e doações relataram essas descobertas no início deste ano no American Journal of Clinical Nutrition
.

A ARS é a principal agência de pesquisa científica do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA).

O estudo foi liderado por Chung-Jung Chiu e Allen Taylor, que trabalham no Centro Jean Mayer de Pesquisa em Nutrição Humana no Envelhecimento (HNRCA), mantido pelo USDA em Boston, Massachusetts. Taylor é diretor do Laboratório de Pesquisa em Nutrição e Visão, parte do HNRCA.

Os pesquisadores analisaram a ingestão alimentar e outros dados de mais de 4.000 homens e mulheres entre 55 e 80 anos, participando do Estudo de Doenças Oculares Relacionadas à Idade, ou AREDS.

Uma dieta com altos níveis de carboidratos rapidamente digeridos e absorvidos, levando a um rápido aumento nos níveis de açúcar no sangue, é considerada como tendo um alto índice glicêmico. Exemplos de alimentos que contêm carboidratos rápidos incluem pão branco, macarrão de trigo branco, batata branca e arroz branco, além de açúcares e xaropes de milho. Dietas contendo carboidratos que causam um aumento gradual e diminuição dos níveis de açúcar no sangue são consideradas como tendo um baixo índice glicêmico. Alimentos com carboidratos lentos incluem pães integrais, arroz e macarrão.

A perda da visão central é um dos primeiros sinais de degeneração macular relacionada à idade (DMRI), que é uma das principais causas de cegueira entre os idosos.

No momento, não há tratamento eficaz para a AMD. Portanto, é muito importante identificar fatores de risco modificáveis. Embora seja muito cedo para recomendar a ingestão dietética de carboidratos lentos como estratégia para prevenir a DMRI, substituir carboidratos rápidos por grãos integrais muito em breve pode ser uma intervenção dietética precoce para retardar sua prog
Fonte: ARS

© 2000 – 2008 ZooNews | Todos os direitos reservados