L-triptofano – (e 5HTP); algumas fontes nutricionais

Substâncias

L- triptofano >> 5-hidrotriptofano >> Serotonina [cadeia metabólica natural].

A-FONTES: L-TRIPTOFANO>>> GRÃO-DE-BICO [GRÃOS]; CHÁ-VERDE [FOLHA]; BELDROEGA [FOLHA]; ALGODÃO-DO-CERRADO [FOLHA]; ABACATEIRO [CASCA]; BANANEIRA [FOLHA].
B- FONTES DE 5-HIDROTRIPTOFANO>>> QUEIJO; PERÚ


Efeitos

Triptofano e 5HTP
O triptofano, precursor da serotonina (neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar), tem mil e uma utilidades, como controlar a sensibilidade à dor, acalmar os ânimos e melhorar a qualidade do sono. Com tudo isso em equilíbrio, você vai se sentir muito mais bem-humorada. Mais ainda quando souber que para aproveitar melhor os benefícios do triptofano você precisa comer macarrão. Bem, uma fatia de pão integral serve.

“Como ele compete com os outros aminoácidos para penetrar no cérebro, é preciso ingerir carboidratos para estimular a liberação de insulina, que determina que todos os aminoácidos, exceto o triptofano, sejam absorvidos rapidamente pelas células”, explica a nutricionista Laura Sampaio, do Rio de Janeiro.

“Assim, o triptofano permanece sozinho na corrente sanguínea em altas concentrações e obtém uma livre passagem para o cérebro”, completa.
Já o 5-hidrotriptofano, um aminoácido presente em alimentos como o queijo e o peru, é um intermediário na produção do triptofano e, indiretamente, vai induzir a produção da serotonina.
Dose diária: de 200 a 500 mg de triptofano e de 50 a 100 mg de
5-hidrotriptofano.