Gordura abdominal: combate com alimentos ricos em cálcio

Substâncias

Alimentos ricos em cálcio mas com níveis baixos de gordura.

Publicação: 15/08/2007
É possível que a ingestão de alimentos ricos em cálcio, incluindo laticínios com pouca gordura, tenha ajudado alguns jovens brancos no Estudo do Coração de Bogalusa (Louisiana) a acumular menos gordura abdominal em comparação com os colegas do estudo. .

Os cientistas financiados pelo ARS no Children’s Nutrition Research Center, em Houston, Texas, e outros pesquisadores da Universidade de Tulane, em Nova Orleans, Louisiana, analisaram bebidas e alimentos consumidos por 1.306 jovens mulheres e homens negros e brancos de 19 a 38 anos anos de idade. Eles também mediram a gordura corporal dos voluntários.

O propósito? Os pesquisadores queriam determinar se havia uma conexão entre cálcio, laticínios, excesso de peso e obesidade.

Os resultados mostraram que, apenas para homens jovens brancos, o consumo de quantidades maiores de alimentos ricos em cálcio – incluindo laticínios com pouca gordura – estava inversamente relacionado à relação cintura / quadril, que é uma medida de adiposidade abdominal (descobertas publicadas no Journal of the American College of Nutrition, volume 25, páginas 523-532).Pesquisas adicionais podem revelar por que os benefícios do controle de peso, atribuídos ao cálcio e laticínios com baixo teor de gordura em outros estudos, não ocorreram com mais frequência nos outros voluntários do estudo de Bogalusa. Essa informação pode ser benéfica para dois terços dos adultos americanos que são considerados obesos ou com sobrepeso.

Para obter mais detalhes, entre em contato com: Theresa A. Nicklas, telefone 713-798-7087, USDA-ARS, Centro de Pesquisa em Nutrição Infantil, Houston, Texas.