Fontes naturais de L-triptofano [ precursor da Serotonina]

Substâncias

Alimentos ricos em triptofano

Tatiana Zanin (Nutricionista)
Os alimentos ricos em triptofano, como ajudam na formação de serotonina, proporcionam uma sensação de bem-estar e, por isso, devem ser consumidos de preferência na parte da manhã para que o seu efeito possa ser sentido durante o dia.
Lista de alimentos ricos em Triptofano
Os principais alimentos ricos em triptofano são os alimentos ricos em proteína como carne, peixe, ovo ou leite e derivados. Alimentos ricos em triptofano Seguem-se alguns exemplos e as quantidades de alimentos ricos em triptofano: Alimentos – Quantidade de triptofano em 100 g – Energia em 100 g
Queijo 7 mg 300 calorias – Amendoim 5,5 mg 577 calorias -Castanha de cajú 4,9 mg 556 calorias -Carne de frango 4,9 mg 107 calorias- Ovo 3,8 mg 151 calorias Ervilha 3,7 mg 100 calorias –Pescada 3,6 mg 97 calorias– Amêndoa 3,5 mg 640 calorias– Abacate 1,1 mg 162 calorias– Couve-flor 0,9 mg 30 calorias –Batata 0,6 mg 79 calorias –Banana 0,3 mg 122 calorias
Além do triptofano, outros alimentos contêm vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do corpo e do humor, como o cálcio, o magnésio e as vitaminas do complexo B.
Veja um exemplo de dieta para o bom humor em: o que comer para garantir o bom humor.


Efeitos

Funções do Triptofano

As principais funções do aminoácido triptofano, além de ajudar na formação do hormônio serotonina, são facilitar também a libertação dos componentes energéticos, para manter a vitalidade do organismo no combate aos agentes estressantes dos distúrbios do sono.

Para combater a depressão pode se consumir alimentos ricos em triptofano e tirosina, pois a tirosina é outro aminoácido que ajuda na produção de outros hormônios, que melhoram o estado de alerta e a alegria.

Para controlar processos depressivos, que geralmente estão acompanhados por estresse, é recomendado o consumo alimentos ricos em triptofano e suplementos de ômega 3,pois o omega 3 também ajuda a diminuir a ansiedade e as perturbações do sono.