DORES CRÔNICAS – ENXAQUECA uso de Pimentas

Substâncias

liberam endorfinas, verdadeiras morfinas internas, analgésicos naturais extremamente potentes que o nosso cérebro fabrica.


Efeitos

Pimenta faz bem à saúde
Publicação: 13/09/2006

A pimenta faz bem à saúde e seu consumo pode ser essencial para quem tem dores crônicas, como a enxaqueca por exemplo. Essa afirmação pode surpreender muitas pessoas que, até hoje, acham que este condimento deve ser evitado.

É que as pimentas liberam endorfinas, verdadeiras morfinas internas, analgésicos naturais extremamente potentes que o nosso cérebro fabrica. O mecanismo é simples: quando você ingere um alimento apimentado, as substâncias picantes existentes na pimenta, como a capsaicina ou a piperina ativam receptores sensíveis na língua e na boca. Esses receptores transmitem ao cérebro uma mensagem primitiva e genérica, de que a sua boca estaria “pegando fogo”. Tal informação gera imediatamente uma resposta do cérebro no sentido de “salvá-lo” desse fogo. Você começa a salivar, sua face transpira e seu nariz fica úmido, tudo isso no intuito de refrescá-lo.

E embora a pimenta não tenha provocado nenhum dano físico real, seu cérebro, enganado pela informação, inicia a fabricação de endorfinas, que permanecem durante um bom tempo no seu organismo, provocando uma sensação de bem-estar, causado pelo verdadeiro banho de morfina interna.

Além disso, as substâncias picantes encontradas nas pimentas, melhoram a digestão, estimulam as secreções do estômago, possuem efeito carminativo (antiflatulência),melhoram a circulação no estômago, favorecendo a cicatrização de úlceras e tem ainda ação antioxidante.

Fonte: TecnoCientista