DENTES BONS: ARROZ COM FEIJÃO [ COSIDOS COM ÁGUA COM FLÚOR (fornecida pelas Prefeituras pela água tratada com este elemento na sua rede)

Substâncias

Arroz com feijão ajuda a ter dentes bons. Elemento >>>FLUOR <<<.FORNECIDO PELA ÁGUA TRATADA COM ESTE ELEMENTO, NA CIDADE DE PIRACICABA. ESP. BRASIL.


Efeitos

Publicação: 18/10/2007

Segundo o estudo, o consumo dos dois alimentos  [ arroz e feijão] proporcionam uma dose diária de flúor que pode ajudar no controle da manifestação da doença. “Ao mesmo tempo, essa mesma dose fica abaixo do limite considerado de risco para a ocorrência da fluorose, outro problema que afeta os dentes”, afirmam os autores do trabalho.

A pesquisa foi realizada em Piracicaba, no interior de São Paulo, município que utiliza o flúor no processo de tratamento da água fornecida à população. Conforme os pesquisadores, a quantidade empregada da substância equivale a 0,7 parte por milhão (ppm), considerada ideal pelos especialistas.

Um dos desafios da pesquisa foi determinar quanto de flúor o arroz e o feijão preparados com essa água forneciam ao organismo humano. Os alimentos foram escolhidos por serem os mais freqüentes na mesa do brasileiro.

“Só existiam pesquisas desse tipo com outros produtos e alimentos que não são representativos da dieta típica brasileira”, explica Renato Casarin, um dos odontólogos que conduziu o estudo.

Casarin recorreu a uma creche instalada no município, onde a combinação está presente no cardápio diariamente. Foram selecionadas 27 crianças de 20 a 30 meses, para quantificar o consumo médio diário do arroz com feijão.

“Constatamos que os alimentos feitos com água fluoretada forneceriam 300% a mais de flúor às crianças, em razão de a substância permanecer incorporada ao arroz e ao feijão durante o preparo desses alimentos.”
[Terra]