Artrite e artrose : alimentos de reação ácida e reação básica

Substâncias

Dr Degmar indica:
consumir mais: óleos de peixe, alho, gengibre, uva passa, banana, mamão,fibras em geral, gorduras saturadas, solanáceas [tomate, berinjela, batata, pimentas]
Reduzir :
Os alimentos que deixam radicais ácidos [radicais fosfatos e sulfatos] após a digestão, com acidificação do organismo, deveriam ser evitados ou reduzidos drasticamente nos artríticos, como é o caso da carne, queijos concentrados [mais de 15% de proteína] e ovos.
O limão e outros cítricos, apesar de sua acidez, em testes laboratoriais, não deixam os resíduos ácidos citados, após sua digestão. O alimento de maior poder de acidificação é o queijo parmesão [fortemente prejudicial], e o mais alcalino é a uva passa [altamente benéfico].
As frutas mais alcalinas são a banana, o mamão, o damasco, a melancia.
Dos legumes e verduras, o mais alcalino é o espinafre [muito rico em cálcio], enquanto os menos alcalinos são o pepino e aspargo. Evitar qualquer tipo de refrigerante [são muito ácidos], alimentos processados [enlatados], chocolate.
Jaca é um alimento interessante, pois diminui a absorção de endotoxinas no intestino que diminuiria a biossíntese de cartilagem [experiencia clínica com extrato de saponina da jaca].