ABACATE: VERDADES PARA SEU USO SEM PROBLEMAS

Substâncias

>Ajuda a neutralizar as gorduras de outros alimentos, diminuindo os triglicérides e o colesterol ruim (LDL); Não altera o colesterol bom no organismo (HDL)


Efeitos

Abacate: de vilão, só a fama
Publicação: 02/08/2006

POR VLADIMIR MALUF
Informações nutricionais (porção)

Composição

Proteínas: 2,15g
Ferro   em 1oog : 1 mg

Carboidratos:

7,39g
Calorias
204 cal
Cálcio
30mg
Lipídeos
19,3g
Fibras:
2,11g
Fósforo
46mg

Rico em calorias por ter alta taxa de gordura o abacate é, por isto cortado na lista dos alimentos saudáveis, mas não deve ser proibido pois traz vários benefícios à saúde. A regra da moderação, mais uma vez, está valendo. O abacate fornece energia, combate o colesterol, ajuda na digestão e é saboroso. Colocar aquela colherada de açúcar e devorar o verdinho, nem pensar. Existem maneiras de consumir a fruta que fazem bem à saúde, sem engordar. “Não precisa comer meio abacate sozinho”, previne a nutricionista Bruna Dinalli, da Biodiet, São Paulo. “Se for fazer uma vitamina, use leite desnatado e adoçante. É uma forma de não somar mais calorias a esse alimento”, aconselha.

A composição do abacate vai para o pódio. “Essa fruta contém quantidades significativas de vitaminas, fibras e ácido oleico“, descreve Bruna. O ácido oleico é aquele encontrado no azeite (graxo monoinsaturado), conhecido como a gordura boa, que é capaz de prevenir e auxiliar no tratamento de doenças crônicas, já que diminui a concentração de triglicérides, colesterol total e LDL, além de ser anticoagulante. “As gorduras saturadas (que o abacate não possui) são fatores de risco para doenças arteriais coronarianas e, por isso, devem ter o consumo controlado”, alerta ela.

A nutricionista Adriana Kobayashi da Equilibrium Consultoria e Nutrição de São Paulo avisa que, se uma pessoa conseguir substituir uma parte das gorduras de carnes vermelhas pela do abacate, duas ou três vezes por semana, será um progresso.
“Mas não adianta comer um monte de frituras e achar que o abacate vai resolver tudo”, avisa. Uma boa dica é amassar o abacate e acrescentar limão e adoçante. Falando nisso: adicionar limão ao abacate não reduz a quantidade de gorduras da fruta, isso é pura lenda. “A vantagem de pingar limão, além de valorizar o sabor, é o consumo da vitamina C, presente nesta fruta e excelente para o organismo”, acrescenta Adriana.

Bom para todo mundo

Bruna sugere 3 colheres (sopa) de abacate, duas vezes por semana, no máximo. Para quem está em dieta, a quantidade semanal deve ser reduzida a uma vez, adequada ao cardápio seguido. Facilmente assimilado pelo organismo, o abacate é indicado para pessoas com problemas digestivos, problemas estomacais ou fraqueza de modo geral. “Ninguém precisa deixar de lado o abacate”, diz Adriana.

O abacate traz os grandes benefícios. Veja quais são eles:

1. Atua como um protetor das células e é rico em vitaminas A e E que são antioxidantes;
2. Contém, também, vitaminas do complexo B, além de alguns sais minerais: ferro, cálcio e fósforo, entre outros.

3. Ajuda a neutralizar as gorduras de outros alimentos, diminuindo os triglicérides e o colesterol ruim (LDL);
4. Não altera o colesterol bom no organismo (HDL). “Estudos realizados no México e no Brasil comprovam que ele é auxiliar no ataque a diabetes, pois não interfere no índice glicêmico dos pacientes. O abacate é recomendado por não ter tanta frutose, como o abacaxi e a uva, por exemplo”, relata Bruna.

5. O abacate também é uma fruta eficiente nos tratamentos das cardiopatias, hipertensão e colesterol alto.

Fonte: Dieta Já