Receita 1:
Dr A.C. >>> OBTEM-SE A TINTURA deixando-se a planta de molho em álcool (comestível ou álcool pra fazer bebidas alcoolicas) ou misturas de álcool com água(hidroalcoolicas) [uma mistura muito usada para plantas é a de 70 % DE ÁLCOOL com 30% com água]. Outra mistura muito usada é 1 parte da planta para 5 partes de álcool.
Isto estimula a dissolução dos seus constituintes, o que garante à preparação uma ação mais forte que as infusões e decocções.
Ela oferece uso bastante conveniente e dura até dois anos.
Pode-se fazer uma tintura, usando-se uma jarra e um coador de tecido em lugar de uma prensa de vinho.
As tinturas estão presentes em muitas tradições fitoterápicas .
Como as tinturas são preparações fortes, é essencial checar as doses recomendadas (geralmente dadas em gotas).
Nunca use álcool industrial , metílico e isopropílico.
Em certas condições (em grávidas, nas inflamações gástricas e pacientes com síndrome de abstinência de bebidas alcoolicas),
Nestes casos acrescentar 5 ml da tintura em um pequeno vidro com água quase fervente e esperar 5 minutos permite que o álcool evapore.
Para produzir tinturas sem álcool , substitua-o por vinagre ou glicerol.
Receita 2:
Como fazer a tintura >>
1-coloque a planta em um vidro grande e limpo ee despeje álcool até cobri-la.Feche e rotule o vidro . Agite bem o vidro por 2 minutos e então guarde o vidro em lugar escuro e fresco por 10 a 14 dias, agitando-o a cada 1 ou 2 dias , sempre mantendo o líquido extrator cobrindo as planta para evitar que mofem.
2- Prepare uma jarra com um saco de musseline ou nylon bem fino para formar um coador, Verta a mistura e colete o líquido em uma jarra.
3- Usando um funil, coloque a tintura em garrafas limpas de vidro escuro.
Feche-as com uma rolha ou tampa de rosca e rotule-as.
O liquido que ainda ficou retido no saco usado para filtrar, deve ser prensado e novamente coado, para receber um saldo da tintura, e embalado juntamente nos frascos.
No comments yet.