Bronquite (xarope 1 e 2)

Receita 1:

Uma receita de 10 litros de água. Medida padrão = 2 litros. 2 medidas de Guaco; 20 folhas de Assapeixe; 1 medida de Hortelã; 2 medidas de Agrião; 20 folhas Tanchagem; 1/2 litro de mel; 0,5 % de tintura de Própolis; 1 tubo de Ungüento; 4Kg de açúcar cristal. Usando-se Erva-macaé (Rubim ou Isopo): preparar o infuso com 1 colher de sopa de folhas e flores frescas picadas em 1 xícara de chá de água sem cloro fervente. Tomar 1 xícara de 8 em 8 horas.

Receita 2:

Modo de fazer : lavar bem as folhas, pica-las finamente ( como couve), colocando as plantas separadas em vasilhas próprias. Ao iniciar o trabalho, a 1* preocupação é saber quantas receitas pretende fazer. Como exemplo=100litros água. Assim basta multiplicar a fórmula por 10. Em primeiro lugar, colocar a água à ferver e paralelamente preparar as plantas. Quando a fervura atingir seu ponto máximo, colocar todas as plantas de uma só vez. Aguardar 8 minutos com vasilhame tampado. Deixar resfriando fechado de um dia para outro sem abrir. No outro dia, destampar, coar as ervas, prensar a massa. Os panos de algodão devem ser lavados assim como os outros utensílios com sabão de coco. Assepsia com álcool. Depois de coado, colocar o açúcar e mel, o própolis, e a pomada. Misturar bastante. Coar outra vez e medir o resultado final. Sobre este volume calcular 1,5 % de Benzoato de Na e misturar bem. Para usar a pomada, mistura-la com água em pré-fervura em pequenas quantidade ( 1/2 copo p/ 8 tubos ). Tratamento = 6 meses. Não tomar bebidas geladas.

Receita 3:

600 gr de mel; 600 gr de açúcar; 1 garrafa de suco de limão; 1 garrafa de cachaça de boa qualidade, 1 garrafa de água; 30 gr de cada planta seca e triturada a seguir : sálvia, Manjerona, folhas do broto bem novo do pessegueiro; casquinhas de seis limões ( fazer uma trouxinha ). Juntar os ingredientes, menos o mel e a água. Deixar ferver um pouco e depois coar. Acrescentar meia garrafa de água a cada meia hora. Ferver mais um pouco. Ao final acrescentar o mel. Tomar 3 colheres ao dia.