Limão (Diversas Variedades)

Nome cientifico: Citrus limon (L.) Burm.f

Sinonímia (NO BRASIL, PELAS DIMENÇÕES TERRITORIAIS DO NOSSO PAIS, É NORMAL A REPETIÇÃO DE NOMES COMUNS DE PLANTAS TOTALMENTE DIFERENTES EM DIFERENTES PARTES DO PAIS): Limão galego, limão cravo, limão tahiti, limoneiro, limão-verdadeiro, limão-ciciliano, limão-eureka, limão-feminello, limão-monochelo, limão-lisboa (foram reunidos diversos nomes não representados pelo nome científico, mas por serem usados de forma semelhante).

Composição Química:

Rico em Vitamina C , um bioflavonóide chamado hesperedina, semelhante a rutina, ácido cítrico e málico, dehidrochalcona, nobiletina,limoneno, linalol, citral, furocumarinas. O limão contém, além de vitamina C, ferro, fósforo, magnésio, manganês, potássio, sódio e cálcio.


Dados para Cultivo

Propagação: mudas enxertadas ensacoladas e em " cavalos adequados" .

Espaçamento: 8 x 6 m (comercial) ; com o uso de podas e fertilização pode-se adensar os espaçamento

Época de Plantio: com irrigação: ano todo, sem irrigação: início das chuvas

Época Colheita: frutos: dezembro a maio dependendo da época de florada; flores depende do clima [agosto a outubro]


Informações Gerais

Contra Indicações:

As furucumarinas encontradas na casca, exigem que as pessoas que entrem em contato com o sumo da sua casca tomem cuidados em lavar bem as partes atingidas antes de entrarem em contato com raios solares para evitar “queimaduras ” e manchas escuras pelo efeito fotossensibilizante.

Valor Alimenticio:

Há séculos é conhecido como um alimento ideal para manter a saúde normal .


Uso Medicinal

Uso Principal:

Este gênero com suas diversas VARIEDADES, SE TORNARAM  TÃO IMPORTANTES PARA A NUTRACÊUTICA E FITOTERAPIA, que a
Dra CONCEIÇÃO TRUCOM, Bacharel em Química pela UFRJ, após muitos estudos com foco nestas frutas, escreveu o livro: O PODER DE CURA DO LIMÃO;, EDITADO PELA ALAÚDE,
www.alaude.com.br, com uma riqueza de informações a respeito do USO MEDICINAL desses frutos
.

Uso Normal:

Frutos , uso interno, decoto de 1 limão cortado em rodelas, bem fervido, 1 xícara 4 vezes ao dia: afecções febris, gripe. Tratamento DENOMINADO POPULARMENTE DE “cura-de-limão” >> (toma-se no primeiro dia o suco de 1 limão, em jejum, e aumentar progressivamente, 1 limão a cada dia, até chegar a 10 limões/dia. Em seguida, diminuir progressivamente, 1 limão/dia até chegar a 1 limão, no final de 20 dias de tratamento): artritismo, asma, gota, enxaqueca, litíase biliar e renal, nefrite, gastroenterite, avitaminose C, hipertensão arterial, diabetes, hiperacidez gástrica, afecções hepáticas, cistite, estomatite, piorreia, gripe, resfriado, anemia, raquitismo, tuberculose, osteomalacia,
inflamações cutâneas em geral.
Para suor fétido (“cc “), esfregar o suco do limão com uma colher de bicarbonato debaixo dos braços após o banho
.
————————————————————————-
Dr Andrews Cavalliere acrescenta os seguintes usos:
resistência a infecção; infecção no sistema digestório; problemas circulatórios; aterosclerose; antisséptica; antirreumática; atua na acidez; antibacteriana; antioxidante; reduz a febre; fortalece o revestimento interno dos vasos ; combate varizes e hematomas, contusões; tônico para doenças crônicas; sangramento de gengivas; acne, furúnculos, herpes simplex;

 

Características:

Originária do Sudeste da Ásia, mas muito adaptado no Brasil aonde existem grandes plantios comerciais, sendo o nosso país um grande produtor mundial. Quando adulta, é uma árvore de porte médio a grande, com copa bem volumosa, cujos ramos se desenvolvem desde o solo, ramos com fortes espinhos, com tronco tortuoso e cor cinza, folhas simples, que duram cerca de 2 anos, alternas, com pecíolo não alado (diferente da laranja-brava), flores grandes com bastante perfume e tonalidade de roxo, isoladas ou reunidas em “bouquet”, frutos tipo baga, globosos, verdes no início e na fase final de maturação, ficam amarelos, rugosos, com número de sementes variáveis segundo a espécie. Todas variedades tem usos semelhantes.
……………………………………………..
Já chamado de “rei dos temperos” e “campeão dos remédios”, o limão é um dos destaques nas frutas por suas poderosas propriedades de cura. Originário do sul da Ásia, o limão se espalhou por todo o mundo para se tornar uma das frutas mais utilizadas, seja por seu sabor em sucos e temperos, seja por suas notáveis propriedades medicinais.
Ele até já foi classificado como “elixir de longa vida”. Durante a gripe espanhola, em 1918, no Rio de Janeiro, esta fruta alcançou um preço espantoso: de dez a vinte mil réis cada um, devido a seu alto teor de suavizar a doença. É recomendado para crianças, que deveriam tomar uma colherinha de suco todos os dias, devido a sua alta concentração de ácidos e propriedades medicinais. Podemos dizer que existem cerca de 70 variedades. Todas são portadoras de uma enorme capacidade vitamínica e de dinamismo no nosso metabolismo interno.
As variedades de limão mais conhecidas são: Limão Galego – pequeno e suculento, de casca fina, cor verde-clara ou amarelo-clara.
Limão Siciliano – grande, de casca corrugada e grossa, porém menos suculento.
Limão Cravo – parecido com uma mexerica, tem casca e suco avermelhado e sabor
bem forte.
Limão Taiti – de tamanho médio, casca verde e lisa, muito suculento e pouco ácido.

Foto:

Foto 2:

Foto 3: