Ginseng Coreano (Panax ginseng)

Nome cientifico: Panax ginseng C.A. Mey. Aralia ginseng Baill., Aralia quinquefolia var. ginseng (C.A. Mey.

Sinonímia (NO BRASIL, PELAS DIMENÇÕES TERRITORIAIS DO NOSSO PAIS, É NORMAL A REPETIÇÃO DE NOMES COMUNS DE PLANTAS TOTALMENTE DIFERENTES EM DIFERENTES PARTES DO PAIS): Nomes comuns: panacéia, cinco-folhas, ginseng, ginseng-asiático, ginseng-coreano, ginseng-chinês, ginseng-japonês; ginseng (alemão, espanhol, inglês, francês, italiano). [www.plantamed.com.br]

Composição Química:

Contém, em sua composição, o extrato seco de Panax ginseng, padronizado em ginsenosídeos totais, calculados como ginsenosídeos Rg1;
ácido fólico, ácido glicurônico, ácidos graxos, ácido nicotínico, ácido olgânico, ácido panacênico, amido, aminoácidos, arabinose, citral, enzimas: amilase e colina, esteróides, frutose, glicose, ginsenina, glicosídeos (ginosídeos), ginsenosídeo, glicose, goma, limoneno, maltose, mucilagem, panaceno, panaquilona, panaxatriol, panaxina, panaxinol, panaxodiol, panaxol, panose, poliacetilenos, ramnose, riboflavina, sacarose; sais minerais: ferro, cobalto, cobre, cálcio, magnésio e manganês; saponina, sesquiterpenos, terpineol e tiamina, vitaminas B, B2, B12 e C. [www.plantamed.com.br]
———————————————————————————-
Dr A. C indica seu uso para >> adapto gênica; tônica; para fadiga; estresse; tonificar estados hormonais deficientes; manter vitalidade e virilidade;  impotência e disfunção eréctil; menopausa e ondas de calor; humor deprimido; melhora função imunológica e resistências as infecções; qualidade de vida melhor em pessoas com câncer ; ajuda estresse físico; ajuda nos períodos estressantes como provas, testes, e exames; na falta de sono; ejaculação precoce.


Informações Gerais

Contra Indicações:

Contraindicações do Enerseng Herbarium [laboratorial]: hipersensibilidade ao ginseng ou aos seus componentes. Doenças agudas, hemorragia, hipertensão, períodos agudos de trombose coronária, hiperestrogenia, taquicardia, insônia, síndromes febris. Gravidez e lactação, glomerulonefrite, indivíduos tensos, nervosos, exesivamente energéticos, histéricos, maníacos ou esquizofrênicos. Indivíduos que fazem uso de estimulantes, drogas antipsicóticas, tratamentos hormonais.
não usar na gravidez (possível androgenização fetal), se tiver pressão alta (possível excesso hipertensivo e taquicardia), com terapia com anticoagulante e menopausa (favorece metrorragia). [www.plantamed.com.br]

Autores: Alonso, Brinker, Newall, (Pharmacia Brasileira – jun/jul 2002)
Ação: Na lactação pode causar androgenização
—————————————————————————
Dr A. C. recomenda >> não exceder na dose pois pode provocar insônia e pressão alta; jovens adultos não exceder tratamento mais de 6 semanas contínuas.

Observações:

Na China usa-se esta planta como medicamento no mínimo por 7000 anos aumentado a energia e a resistência ao estresse.
Natural do NE da China , Rússia e Coreia do Norte.
Na Ásia as populações a tratam mais como tônico  do que como remédio para curas


Uso Medicinal

Uso Principal:

O consumo do Panax ginseng está mundialmente ligado ao combate a doenças da modernidade como estresse, depressão, desgaste físico e mental.
Os efeitos principais do Panax ginseng para a saúde provêm de suas propriedades antioxidantes e imunoestimulantes, bem como de sua capacidade de proteger o corpo contra os efeitos adversos do estresse.
O Panax ginseng traz benefícios para pessoas estressadas e para aquelas que estão recuperando-se de uma doença prolongada. Já foi constatado que o Panax ginseng equilibra os hormônios de estresse no organismo e apóia os órgãos que os produzem, a saber, a glândula localizada sobre os rins (supra renal).

O Panax ginseng também aumenta a produção de endorfinas, as substâncias químicas produzidas pelo cérebro que fazem a “pessoa sentir-se bem”.
Muitos corredores de longa distância e atletas tomam Panax ginseng para aumentar a resistência física.

Como afrodisíaco, antidepressiva, anti-inflamatória, antioxidante, bio estimulante, depurativo, diurético, estimulante, fortificante, hemostático, hipocolesterolêmica, hipertensora, revitalizante, tônico.
[www.plantamed.com.br]
——————————————————
As propriedades medicinais e ingredientes activos do ginseng coreano são ginsenosides. Estes esteroides-como adapto gênico fitoquímicos têm propriedades, o para contrariar os efeitos do estresse. O glicósidos atuam nas glândulas adrenais, ajudando a prevenir hipertrofia adrenal e excesso de corticosteroide, produzidos em resposta ao estresse. Ginsenosides aumentam a síntese proteica e atividade dos neurotransmissores no cérebro. Ginseng estimula a formação de vasos sanguíneos e melhora a circulação sanguínea no cérebro, melhorando assim a memória e as capacidades cognitivas. Ginseng também é utilizado para diabetes, enxaqueca, infecções, radioterapia e quimioterapia; proteção, a ajuda no sono, e para estimular o apetite. Ginseng coreano contém esteroides, como panaxtriol. Os esteroides são muito semelhantes em estrutura aos esteroides anabolizantes encontrados naturalmente no nosso organismo. Isto torna o ginseng coreano ideal para atletas à procura de uma alternativa natural aos esteroides anabolizantes. Ginseng coreano também é utilizado pelas mulheres para o tratamento de sintomas pós-menopausa.
Outros fatos: Panax A palavra é derivada da palavra grega panaceia, que cura todos os meios. [ males ]

Na China, ginseng é a mais utilizada erva, onde tem sido utilizada por mais de 7000 anos. Também no mundo ocidental, as pessoas estão convencidas de benefícios para a saúde de ginseng.[www.onlinefarma.com.br.]

Uso Normal:

Atua [usando-se as raizes] em: afecção do fígado, anemia, bioestimulante, câncer no pulmão, cansaços, capacidade aeróbica, colesterol alto, convalescença, coração, debilidades, deficiência de libido e erecção, depressões, depurativo, diabete tipo 2, disfunção de erecção, diurético, doenças de pele, epilepsia [ver uso associado abaixo]:

Modo de usar do Ginseng Coreano, Panax ginseng:
– se standardizado a 10 a 15% de ginsennosídeos: 80-100 mg, 2 a 3 vezes ao dia;
– decocção: 2,5 g em 100 ml de água;
– pó: 5 a 10 g/dia.
– decocção da planta toda ou 3 folhas em 3 copos de água, ferver de 10 a 15 minutos e tomar 3 copos do chá por dia.
– decocção da raiz seca ou pó das raízes secas 1-4 gramas por dia;
– tintura: 2-3 ml três vezes por dia;
Nota:
– usar durante duas a três semanas, parar duas semanas antes de usar novamente.
– a raiz é usada, preferentemente de plantas com mais de seis anos.
– Enerseng[laboratorial]: 1 cápsula ao dia, pela manhã.[www.plantamed.com.br]

VER MAIS 

As raízes secas, das quais a periderme é retirada, são chamadas de “ginseng-branco”, em quanto que o
“ginseng-vermelho” é obtido através da exposição das raízes ao vapor de água, com posterior secagem, sem a retirada da periderme. Esse procedimento altera a cor para o marrom-avermelhado.

VER MAIS 

As raízes do Ginseng têm sido consideradas desde meados da década de 60 como uma planta adaptógena. Este conceito implica que seus componentes ativos não estão destinados a combater uma doença especifica, mas dirigidos a aumentar ou potencializar a capacidade de defesa de um organismo frente a agressores externos ou de ordem físico ou mental.
Ginseng Coreano Pó atua como estimulante do sistema nervoso central, regularizando ou aumentando as 
funções cerebrais. Tem ação protetora contra agentes físicos e biológicos, desempenhando atividade imunitária. No sistema circulatório tem um efeito hipotensor. Atua nos estados de hiperglicemia, potencializando os efeitos da insulina. Diminui os níveis séricos e hepáticos do colesterol em casos de
hipercolesterolemia. Estimula o córtex da supra-renal, aumentando a concentração urinária de corticóides, tendo uma ação anti inflamatória. Aumenta a taxa de hemoglobina e o número de glóbulos vermelhos. Age
como antídoto em casos de intoxicação com álcool e barbitúricos. A alantoína tem reconhecida ação cicatrizante e regeneradora celular.
[www.farmacam.com.br
]

Uso Normal:

Fitoterápico: Em casos de envelhecimento precoce deve ser empregado juntamente com vitaminas e sais minerais, na arteriosclerose, depressão, auxiliar no tratamento de diabetes senil e indicado nos casos de
stress.
www.farmacam.com.br]

– Estimulante do sistema nervoso central;
– Tônico pulmonar e cardíaco;
– Estimulante do apetite;
Febrífugo;
– Reguladora da pressão sanguínea;
– Redutora da taxa de colesterol;
– Atividade afrodisíaca e levemente analgésica;
– Cicatrizante;
– Regeneradora celular;
– Estimulante da circulação sanguínea.

>>Epilepsia (em combinação com bupleuro, raiz de peony, raiz de pinellia, casca de cassia, raiz de gengiber, jujube fruit, raiz de solidéu asiático e raiz de licopódio

Como ENERGÉTICO
(em combinação com bupleurum, raiz de peony, raiz de pinellia, casca de cassia, raiz de gengiber, jujube fruit, raiz de solidéu asiático e raiz de licopódio), na fadiga crônica, falta de energia e de concentração, fígado, fortificante, fraquezas, função imunológica, gripe e resfriado comum/dor, ferida e inflamação na garganta, hemorragias, HIV (AIDS), impotência sexual, indisposições, infecção, infertilidade masculina (3 meses de uso), melhorar a performance atlética, melhorar a vitalidade mental e física, memória, menopausa, próstata, reumatismo, revitalizante, stress, tônico geral.

Características:

O Panax ginseng é uma raiz milenar cultivada na Coréia, sendo usado pela população da região por milhares de anos para aumentar a longevidade e aumentar a qualidade de vida.
O Panax ginseng é uma planta de pequeno porte, necessita de 5 a 6 anos para ficar pronta para a extração de suas raízes para uso medicinal.
O ginseng “branco” consiste simplesmente na raiz do Panax ginseng desidratada, enquanto o ginseng “vermelho” consiste na raiz do Panax ginseng aquecida no vapor e desidratada.
O nome Panax ginseng provém da antiga expressão chinesa “jen shen”, que significa “raiz do homem”, pelo fato desta possuir formato humanóide.

[www.plantamed.com.br]
——————————————————

Ginseng coreano é uma erva que atinge uma altura de 60 a 80 cm, carnudo, com raiz. O sabor da raiz de ginseng coreano é um pouco adocicado, mas com um toque amargo. As folhas são verde escuro e colorido em forma oval. Ginseng coreano dá pequenos frutos vermelhos. O Ginseng coreano cresce nas montanhas úmidas e sombreadas na China, Coreia e Rússia. A raiz é longa e esguia e, por vezes, semelhante à forma do corpo humano. Na China, as raízes ginseng são chamadas Jin-chen,. O total de ginsenoside contido em uma raiz de 6 anos de idade varia entre 0,7 e 3%.
Extratos em pó de Ginseng coreano está disponível como pó de toda a raiz, secas e cortadas. Contendo fitoquímicos: Panaxans, Ginsenosides, saponinas, Vanillic, ácido salicílico[www.onlinefarma.com.br.]

É uma planta herbácea caracterizada por ter um crescimento lento e uma altura de 30-70 cm, com pequenas e numerosas flores com uma ou duas sementes por fruto. Folhas em forma de palma, de raiz fusiforme ou cilíndrica, dividida ordinariamente em dois ramos, amarelado no exterior, branco ou amarelo no
interior; cheiro aromático, sabor amargo, acre e ao mesmo tempo açucarado, medindo cerca de 5-12 cm e chegando a 1 m quando é arrancada com a idade de 10 anos.[www.farmacam.com.br]

Foto:

Foto 2:

Foto 3: