Remédio à base de plantas pode intoxicar

Origem: A Gazeta (ES)

Remédio à base de plantas pode intoxicar
Veículo: A Gazeta
Seção: Saúde
Data: 02/03/2007
Estado: ES

Os remédios para emagrecer, à base de plantas medicinais, vendidos indiscriminadamente na Internet, escondem perigos. Alguns chás, com até 30 ervas, não fazem nem metade do que prometem e ainda podem causar intoxicação, afirmam médicos da área.
“Essa mistura pode causar reações que, no final das contas, a pessoa não poderá nem identificar qual das substâncias causou o problema”, disse a médica homeopata Henriqueta Tereza do Sacramento.
Ela explica que as plantas são mais eficazes se usadas uma de cada vez. E elas sempre são complementares no tratamento. “Não existe nenhuma planta que pode, comprovadamente, emagrecer ou tratar uma doença”.
A falta de informação sobre os produtos é outro problema. “A maioria não informa o tempo de tratamento e não dá o nome do farmacêutico responsável pelas fórmulas”, avaliou.
Em outros casos, plantas são vendidas como emagrecedoras de forma equivocada. É o caso da centelha asiática e a cáscara sagrada, anunciadas como produtos que queimam gorduras no organismo. “A primeira ajuda a tratar celulites, e a segunda é laxante. Não tem nada haver com emagrecimento”, ressaltou Henriqueta.
A homeopata alerta que, mesmo naturais, esses medicamentos podem causar efeitos colaterais e não devem ser usados por conta própria. Outro aviso: não compre remédios pela Internet. “Todo medicamento natural tem que ter a eficácia comprovada por meio de relatório enviado para a Anvisa. Na Internet, nem sempre temos essa garantia”, explicou.
Efeito é semelhante ao das drogas
O uso indiscriminado de inibidores de apetite pode causar efeitos semelhantes aos de drogas ilícitas, como a cocaína. Alucinações, ataques de pânico ou agressividade, convulsões, arritmia cardíaca e problemas respiratórios estão entre as possíveis conseqüências.
O médico especialista em dependência química, João Chequer Bou-Habib, disse que os remédios à base de anfetaminas e meta-anfetaminas causam dependência e, em excesso, podem levar à overdose e até à morte.
Ele explica que as substâncias presentes nesses medicamentos agem no sistema nervoso central, impedindo a ação plena da dopamina, responsável pela sensação de bem-estar. “Com o tempo, a pessoa volta a sentir apetite e pode entrar em um quadro de depressão”, disse.
Ele ressalta que tentar modelar o corpo com a ajuda de anabolizantes também não é uma boa alternativa. Isso porque esse tipo de substância estimula a produção de hormônios além da necessidade do organismo e pode provocar seqüelas como atrofia dos testículos ou ovário, esterilidade, osteoporose, câncer e outras doenças.
O uso indevido ou inadequado dessas substâncias pode causar dependência química, já que elas estimulam o sistema nervoso central
Entre os efeitos negativos que podem ser provocados estão sensações de pânico, agressividade, alucinações, depressão, convulsões, coma e até morte.
Desconfie da combinação entre inibidores de apetite, diuréticos, laxantes e hormônios da tireóide. Isso não é eficaz na perda de peso e pode causar aceleração dos batimentos cardíacos, agitação, entre outras conseqüências.
Os remédios a base de plantas medicinais também precisam de acompanhamento médico. Mesmo sendo naturais, eles podem causar reações.
Fonte: Relatório Anual da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes da ONU e profissionais entrevistados

 

 

Rua Inácio Lustosa, nº 700, Fone: 3221 7273
Cep:80510000, CURITIBA-PR
Desenvolvido pela Celepar