Amígdalite c*

Significado

Inflamação da amígdalas.

A amigdalite é a inflamação com inchaço nas amígdalas. Amígdalas são uma espécie de gânglios linfáticos localizados na parte lateral da garganta e na parte de trás da boca. Elas ajudam a manter bactérias e outros germes longe de locais em que possam causar infecções.
Os sintomas da amigdalite são mais comuns no inverno, época em que o ar seco e aglomeração maior de pessoas em ambientes fechados facilitam a entrada de vírus e bactérias pelas vias aéreas. (4,5,6)

O tipo de amigdalite depende da forma de como ela é contraída. Os principais tipos são: (1)

Amigdalite bacteriana

Causada pela infecção de bactérias, a manifestação mais comum dessa forma da doença é a amigdalite estreptocócica é causada pela bactéria Streptococcus pyogenes, mais conhecida como estreptococo do grupo A. As amigdalites bacterianas exigem um tratamento mais específico, com antibióticos.

Amigdalite viral

A amigdalite viral é o tipo mais comum, sendo causada pela infecção de vírus nas amígdalas. Para essa manifestação da doença, o tratamento pode ser feito em casa à base de medicamentos e cuidados simples.

Além disso, existem dois subtipos de amigdalite que são:

Amigdalite crônica

A amigdalite crônica são infecções recorrentes, causando dor de garganta crônica, mau hálito e nódulos cervicais persistentes. Neste tipo, podem acontecer até sete episódios de amigdalite em um ano.

Amigdalite aguda

Apesar do tratamento, a amigdalite aguda durar até duas semanas ou mais. A amigdalite aguda causa a obstrução das vias aéreas devido a amígdalas inchadas, ocasionando na dificuldades na respiração, ronco e apneia do sono.

Causas

Amigdalite é geralmente causada por vírus, mas também pode haver infecção bacteriana.

A bactéria mais comum entre as causas de amigdalite é a Streptococcus pyogenes, mais conhecida como estreptococo do grupo A, também responsável por outras condições, a exemplo da faringite.

Outras bactérias também podem estar envolvidas no desenvolvimento da doença, como a associação de bactérias anaeróbias (angina de Vincent), Neisseria gonorrhoeae, Mycoplasma pneumoniae, Chlamydia pneumoniae e Corynebacterium diphtheriae. (2)

Por que as amígdalas são infectadas?

As amígdalas são a primeira barreira de defesa do sistema imunológico contra bactérias e vírus que entram na sua boca. Esta função pode tornar as amígdalas particularmente vulneráveis ??a infecções e inflamações. No entanto, a função do sistema imunológico da amígdala diminui após a puberdade – um fator que pode explicar os raros casos de amigdalite em adultos. (3)

Fatores de risco

Alguns fatores são considerados de risco para o desenvolvimento de amigdalite. Confira:

  • Idade: pessoas mais jovens costumam ter mais chances de apresentar a doença do que pessoas mais velhas. Geralmente, amigdalite aparece em crianças e pré-adolescentes.
  • Exposição a vírus e bactérias também pode levar à amigdalite, especialmente em crianças que frequentem creches e escolas
  • Alguns sintomas são característicos da amigdalite. Veja:

    Minha Vida
    Minha Vida

    Na consulta médica

    Procure um especialista se estiver com dor de garganta por mais de 24 horas e se ela vier acompanhada de dificuldade de deglutição, sensação de cansaço, fadiga e fraqueza.

    Tratamento de Amigdalite

    O tratamento para amigdalite é feito basicamente com medicamentos. Se for uma amigdalite simples, o médico ou médica poderá prescrever remédios anti-inflamatórios, que irão combater a inflamação, além de proporcionar alívio da dor. No entanto, em outros casos é preciso fazer o tratamento a base de antibióticos. Quando a condição é crônica ou recorrente, é frequentemente recomendado um procedimento cirúrgico para remover as amígdalas