Albuminúria c*

Significado

Existência de albumina na urina.

A albuminúria corresponde à presença de albumina na urina, sendo indicativo de problemas renais, principalmente.

A albumina é uma proteína responsável por várias funções no organismo, como manutenção da pressão osmótica, controle do pH e transporte de hormônios, ácido graxos, bilirrubina e medicamentos. Em condições normais, os rins impedem a eliminação das proteínas na urina, no entanto, quando a função renal está comprometida, há a passagem de proteínas, albumina principalmente, da sangue para a urina. Assim, a albuminúria pode ser classificada de acordo com a extensão da lesão nos rins em:

  • Microalbuminúria, em que pequenas quantidades de albumina são encontradas na urina, podendo significar que a lesão renal ainda está inicial ou uma albuminúria situacional, que acontece após exercício físico intenso e em infecções urinárias, por exemplo;
  • Macroalbuminúria, na qual são verificadas grandes concentrações de albumina, indicando um problema renal mais extenso.

Quando são detectadas concentrações de albumina na urina, o médico normalmente solicita a repetição do exame após cerca de 1 mês para confirmar o diagnóstico. A dosagem de albumina na urina normalmente é feita por meio do exame de urina de 24 horas, em que toda urina produzida pela pessoa em um dia é coletada em um recipiente próprio e enviado ao laboratório para análise. Saiba tudo sobre o exame de urina de 24 horas.

A albuminúria também pode ser identificada por meio de um exame normal de urina, o EAS, no entanto esse exame não indica a quantidade de albumina na urina, apenas afirma a presença ou a ausência de proteínas, sendo solicitada a realização da urina de 24 horas. Veja para que serve o exame de urina e como fazer.

A presença de albumina na urina é considerada normal quando é verificada uma concentração menor que 30mg em 24 horas