Agrupada [umbrela..]

Significado

Inflorescência com ramificação do pedúnculo, formando um conjunto de flores. (seu formato lembra um guarda-chuva , daí seu nome em ingles.

Podemos classificar as inflorescências em dois grupos:

→ Racemosa: Inflorescência em que o eixo principal cresce mais que os laterais e termina com uma gema apical que frequentemente produz novas flores. O desenvolvimento das flores acontece de baixo para cima ou de fora para dentro.

→ Cimosa: Em cada eixo dessa inflorescência, é possível encontrar uma flor, e os ramos laterais crescem mais que o eixo central. O eixo principal termina em uma flor, que é a primeira a se abrir.

Tipos de inflorescência racemosa

Observe os tipos de inflorescência racemosa
Observe os tipos de inflorescência racemosa

Racemo: Flores presentes em pedicelos que saem de diferentes níveis do eixo principal e atingem diferentes alturas. Exemplo: chuva-de-ouro.

Corimbo: Flores presentes em pedicelos que saem de diferentes níveis do eixo principal e atingem a mesma altura. Exemplo: xixi-de-macaco.

Espiga: Flores sésseis dispostas em diferentes alturas no eixo principal. Exemplo: milho.

Espádice: Estrutura semelhante à espiga, mas que possui um eixo carnoso. Nessa inflorescência, verifica-se a presença de uma bráctea bastante desenvolvida. Exemplo: antúrio.

Capítulo: Flores inseridas em um eixo que se alarga na extremidade superior e forma uma superfície achatada. Exemplo: margarida.

Umbela: Flores presentes em pedicelos que saem do mesmo ponto do eixo principal, atingindo o mesmo nível. Exemplo: falsa-erva-de-rato.

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/inflorescencia.htm