Zumbido do ouvido – sensação de ruido (ajuda nos sintomas)

Plantas Relacionadas na Literatura : Cimicifuga [Erva-de-são-cristóvão] , Embaúba [banana-de-macaco], Gergelim preto , Ginkgo biloba , Malva, Tanaceto [artimijo], .
Sintomas e Causas :
Exames médicos especializados identificam a causa correta que pode ser física e/ou de ordem nervosa (sistema nervoso).
Pode haver forte influência do sistema emocional provocando esta patologia de ordem psico-somática. Barulho atípico que acomete certas pessoas durante parte do dia e da noite, principalmente quando em ambientes silenciosos.
Pode haver forte influência do sistema emocional provocando esta patologia como de ordem psico-somática. Folha de São Paulo, 14 agosto, 2008, Caderno Equilíbrio: ” É um som aberrante, percebido na inexistência de uma fonte sonora externa” , define Dra Márcia Kii, otorinolaringologista responsável do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo.
O ruido pode ser uma combinação de chiado, assobio, apito, panela de pressão, etc. O repertório sonoro é infindável. No momento a maioria dos médicos entende que esta patologia não tem cura, mas, no entanto pesquisas brasileiras tem abordado tratamentos inovadores para o zumbido com bons resultados e ganhando destaque internacional, caso dos estudos sobre estimulação magnética transcraniana e sobre tratamento de “pontos-gatilho” da síndrome dolorosa miofacial, ambos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa de Zumbido da Faculdade de Medicina da USP e publicados em periódicos internacionais. Os trabalhos mostram que não é necessário conviver com este problema a vida toda. Devemos ter em mente que o zumbido em si não é uma doença, mas sintoma de outros problemas. Isto porque o ruído fora do lugar pode sinalizar perda auditiva, problemas metabólitos, estresse, disfunção na articulação tem poro-mandibular, cera em excesso, e reação à medicamentos, entre outros distúrbios. Tratar estes problemas, é o primeiro passo para evitar o ruído ou pelo menos, diminuir sua intensidade. E ainda existem terapias para ajuda de conviver com barulhos persistentes. Como o ruído pode sinalizar perda de audição, quanto antes se buscar tratamento, maiores são as chances de prevenir a perda total da capacidade de ouvir (surdez). Como prevenção, evitar se expor a sons muito altos, especialmente com MP3 [em fones de ouvido].
Não exagerar no consumo de açúcar, gorduras e cafeina, e controlar o estresse. Como tratamentos, cita o trabalho:1-medicamentos, mas com tratamento individualizado, com chances de melhora de cerca de 50%; 2- alimentação: reduzir consumo de açúcar, cafeína e gorduras, pois a cóclea (região do labirinto responsável pela audição), dependem do oxigênio que chega por meio do sangue. O excesso destas substâncias no sangue pode dificultar a irrigação da cóclea e desencadear o mau funcionamento e até a morte das células auditivas. Uma análise dos hábitos alimentares do paciente mostrará a necessidade de mudança alimentar. 3- TRT (terapia de retreinamento de zumbbido, na sigla em inglês), a técnica é feita em duas etapas: a primeira o paciente recebe orientação e tira suas dúvidas sobre o distúrbio, e na segunda, passa por um “enriquecimento sonoro”, no qual pode até usar um equipamento semelhante a um aparelho auditivo; 4-estimulação sonora: é um mascaramento sonoro, no qual troca-se o zumbido por um som mais alto que pode ser um rádio ou um mascarador que é um aparelho auditivo especial; 5-fisioterapia: a dor miofacial que estão associados ao zumbido quando identificados na cabeça, pescoço ou ombros. Isto foi alvo de uma tese de mestrado pela fisioterapeuta Carina Bezerra Rocha, ver dados no Ambulatório de Zumbido no Hospital das Clínicas de São Paulo.6-Acupuntura: ver estudos do otorrinolaringologista Dr. Ektor Tsuneo Onishi, que estudo o efeito da acupuntura no zumbido no Ambulatório de Zumbido do Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia da Cabeça e Pescoço da UNIFESO, que prova que um ponto específico do ouvido pode melhorar o zumbido; 7-Estimulação magnética transcraniana, esta técnica esta disponível para tratamento de depressão, mas na Faculdade de Medicina da USP, estudam caminham para uso em cura do zumbido; 8-Hipnose: técnica crescente em ouros países, mas a pesquisa inicia-se no Brasil atualmente.
.

Tratamentos Fitoterápicos Propostos

Tratamentos Propostos : Uso interno de composto Dirceu: Surdez ou as plantas em conjunto: Malva (flor, folha); Embaúba (fruto), Gingo biloba (folha) Indicação pesssoal de Dr Thomas Vitussi, Catanduva ESP. Grupos de apoio à pessoas com zumbido: São Paulo:011 3068 9855; SJ Rio Preto (SP): 17 32015747; Salvador 41 3225 1665; Campinas, 19 32524241; Curitiba; 61 34485394; Brasília 61 34485394; Rio Janeiro 21 9578 4590
Na TMC, existe correlação de problemas nos ouvidos, com perda de energia nos rins, que deverão ser tratados estimulando a energia yin

Diminuir ou cançelar o uso de açúcar, gordura e cafeina [e xá mate].

Dieta e Cuidados Recomendados : Diminuir ou cancelar o uso de açúcar, gordura e cafeina [e xá mate].