Trombose ; trombos, coágulos, coagulação; anti agregante plaquetário

Plantas Relacionadas na Literatura : Alho, Avelã-de-bruxa [ hamamelis] , Babaçu [babassu] , Cebola .
Sintomas e Causas :
Trombose Quando sofremos um corte, o sangue escorre um pouco e pára, porque o corpo humano é dotado de um sistema de coagulação altamente eficaz. As plaquetas, por exemplo, convergem para o local do ferimento e formam um trombo para bloquear o sangramento. Decorrido algum tempo, esse trombo se dissolve, o vaso é recanalizado e a circulação volta ao normal. Há pessoas que apresentam distúrbios de hemostasia e formam trombos (coágulos) num lugar onde não houve sangramento. Em geral, eles se formam nos membros inferiores. Como sua estrutura é sólida e amolecida, um fragmento pode desprender-se e seguir o trajeto da circulação venosa que retorna aos pulmões para o sangue ser oxigenado. Nos pulmões, conforme o tamanho do trombo, pode ocorrer um entupimento – a embolia pulmonar – uma complicação grave que pode causar morte súbita.
Sintomas
A trombose pode ser completamente assintomática ou apresentar sintomas como dor, inchaço e aumento da temperatura nas pernas, coloração vermelho-escura ou arroxeada, endurecimento da pele.
Principais causas
·Imobilidade provocada por prolongadas internações hospitalares; ·Síndrome da classe econômica: dificuldade de movimentação durante viagens longas em aviões e ônibus; ·Terapia de reposição hormonal; ·Uso de anticoncepcionais; ·Varizes; ·Cirurgias; ·Cigarro.
Fatores de risco
Alguns fatores como predisposição genética, idade mais avançada, colesterol elevado, cirurgias e hospitalizações prolongadas, obesidade, uso de anticoncepcionais, consumo de álcool, fumo, falta de movimentação, aumentam o risco de desenvolver trombose.
Recomendações ·
Procure um médico para saber se você pertence ao grupo de risco, porque existem medidas preventivas que podem e devem ser adotadas; ·Pare de fumar. Os componentes do cigarro lesam veias e artérias; ·Beba álcool com parcimônia e moderação; ·Movimente-se. As conseqüências da síndrome da classe econômica podem ser atenuadas se você ficar em pé ou der pequenas caminhadas. Vestir meias elásticas ou massagear a panturrilha pressionando-a de baixo para cima ajuda muito; ·Ande sempre que possível, se você é obrigado a trabalhar muitas horas sentado. Levante-se para tomar água ou café, olhar a rua, ir ao banheiro; ·Use meias elásticas especialmente se você tem varizes; ·Não se automedique. Procure assistência médica imediatamente se apresentar algum sintoma que possa sugerir a formação de um trombo.
Tratamento
Existem medicamentos para reduzir a viscosidade do sangue e dissolver o coágulo (anticoagulantes) que ajudam a diminuir o risco, a evitar a ocorrência de novos episódios e o aparecimento de sequelas, mas que só devem ser usados mediante prescrição médica depois de criteriosa avaliação. Massageadores pneumáticos intermitentes também podem ser usados nesses casos.
fonte:www.drauziovarella.ig.com.br
.

Tratamentos Fitoterápicos Propostos

Tratamentos Propostos : Segundo Dr. Edmar, a planta Capim-navalha-de-macaco (Scleria pterota), folhas, decocto, ainda sem estudos farmacológicos ou clínicos, mas usados empiricamente, para dissolver trombos e coágulos, e as Pimentas diversas, (Capsicum spp) pela capsaicina que contem, tendo atividade fibrinolítica. Ipê-roxo (Tabebuia avellanedae), entrecasca, decocto, diminui a coagulação; Alho (Allium sativum), bulbo, tintura, cru, óleo, é considerado antiaglutinante plaquetário; Alcaçuz europa (Glycyrrhiza glabra), raiz, atua como antiagregante plaquetário; Guaco (Mikania spp), folhas, infuso, rica em cumarina; Tanchagem (Plantago major), folhas, infuso; Curcuma ou açafroeira (Curcuma longa), rizoma, decocto, pó; Gengibre (Zingiber officinalis), considera-se também que inibe tromboxano A-
.A literatura indica as plantas: cebola e alho para dissolver coágulos nas veias/artérias.
Ver dados das plantas indicadas neste site.

Dr Degmar indica como dieta: deve-se tomar muito líquido, comer grandes quantidades de cebola e limão, evitar alimentos gordurosos tanto animal como vegetal. Recomendação especial: os halopáticos tem indicação certa, evitando complicações embólicas (embolia). Essas substâncias anticoagulantes podem interagir com os fitoterápicos indicados acima, devendo ser evitada a associação dos dois tratamentos simultaneamente. Evitar ficar com os membros parados por muito tempo. Facilitar a circulação colocando os membros elevados por alguns minutos várias vezes ao dia.

Dieta e Cuidados Recomendados :
Dr Degmar indica como dieta: deve-se tomar muito líquido, comer grandes quantidades de cebola e limão, evitar alimentos gordurosos tanto animal como vegetal. Recomendação especial: os alopáticos tem indicação certa, evitando complicações embólicas (embolia). Essas substâncias anticoagulantes podem interagir com os fitoterápicos indicados acima, devendo ser evitada a associação dos dois tratamentos simultaneamente.
Evitar ficar com os membros parados por muito tempo. Facilitar a circulação colocando os membros elevados por alguns minutos várias vezes ao dia.