Transtorno de Estresse Pós-traumático – T E P T g*

Plantas Relacionadas na Literatura : Alecrim, Cana-de-açúcar SF, Erva-cidreira-de-rama(FALSA MELISSA)+, Lobeira +, Maracujá (várias espécies Passiflora spp) +, Mentrasto ++, Mulungu ++, .
Sintomas e Causas : O TEPT é um trauma grave que sofrido, inclui (1) morte ou ameaça ou lesão grave ou de ameaça à própria integridade pessoal ou de outros e (2) respostas que incluem medo intenso, impotência ou horror. (Experiências potencialmente fatais e a consequente perda de controle são elementos-chave). O reviver persistente do evento, ocorre em pelo menos um dos seguintes: Recordações recorrentes e intrusivas Sonhos aflitivos/pesadelos recorrentes Sentimentos de reviver o evento traumático, ou seja, flashbacks Sofrimento psicológico intenso, com indícios internos ou externos ao trauma Reatividade fisiológica na exposição a indícios do trauma Evasão persistente aos estímulos do trauma e entorpecimento/comportamento evasivo demonstrado por pelo menos três dos seguintes comportamentos: Evitar pensamentos ou conversas relacionadas com o trauma Evitar atividades, lugares ou pessoas relacionadas ao trauma Amnésia de eventos importantes relacionados ao trauma Diminuição da participação em atividades importantes Sente-se deslocado ou afastado de outros Restrição do afeto Falta de perspectivas Sintomas persistentes de aumento da excitação demonstrada por dois ou mais dos seguintes sinais/sintomas: Dificuldade em permanecer dormindo ou de conciliar o sono Irritabilidade ou explosões de raiva Dificuldade de concentração Hipervigilância Sobressaltos Embora não seja uma característica diagnóstica, a ideação suicida e o suicídio consumado têm sido associados ao transtorno do estresse pós-traumático. Exame físico; observando a ocorrência de Tremor Taquicardia Taquipneia Sudorese palmar Inquietação Causas Primeiro, avaliar ansiedade devido a uma doença médica conhecida ou não reconhecida. A maioria dos transtornos de ansiedade são transtornos psiquiátricos funcionais. O transtorno de ansiedade induzido por medicamentos (medicamentos sem prescrição, fitoterápicos inadequados, drogas) é um diagnóstico que muitas vezes deixa de ser feito. www.medcenter.com/Medscape/content.aspx ………………………………………… Informações pessoais da Psicóloga Rita Joverno Domingues, indicam que a quase comum depressão pós-parto, provavelmente seja uma patologia considerada Estresse pós-trauma, pois a mulher após o parto, que para muitas é um verdadeiro trauma [principalmente parto normal difícil],é levada a avaliar sua condição como secundária nas atenções da família, pois agora a mesma tem um pequeno ser para qual dedica todas suas atenções. Este fato a frusta e a coloca em uma situação secundária e potencialmente depressiva.
Tratamentos Propostos : Tratamento Fitoterápico: A planta kava-kava [Piper methysticum], é o único fitoterápico com estudos clínicos controlados que corroboram sua eficiencia no tratamento de sintomas ansiosos. Entretanto, como ocorre com a avaliação clínica de vários fitoterápicos, a maioria desses estudos apresenta importantes restrições metodológicas, particularmente em relação a um diagnóstico padronizado. Seu efeito ansiolítico [kava] poderia ser decorrente de uma ação facilitadora de inibição GABérgica, inibidora da atividade excitatória gentamatérgica, inibidora de atividade dopaminérgicaz, redutora de concentrqção de serotonina ou bloqueadora nos canais de sódio-voltagem dependentes. A dose empregada nos estudos, é em torno de 300 mg , 3 vezes ao dia; apresentando como efeitos colaterais, queixas estomacais, inquietação, tontura, tremor, cefaléia e cansaço. Alguns relatos de casos tem associado o kava-kava ao aparecimento ou agravamento de sintomas extrapiramidais [parkinsonianos] [Andreatini R. et al] [ Rev. Bras. Psiquiatr. 2001, 23(4): 233-42] ………………………………………… Teles: informações pessoais de João Camilo, indicam bons resultados da associação da Kava-kava, com: Camomila, HIpericum perfuratum, Eritrina mulungu, no tratamento desta patologia. ………………………………………… Tratamento Fitoterápico [Teles]: Nesta patologia podemos indicar os seguintes compostos [misturas de plantas medicinais de comprovada eficiência] fitoterápicos, numa composição escolhida conforme o diagnóstico após uma anamnese [Anamnese (do grego ana, trazer de novo e mnesis, memória) é uma entrevista realizada pelo profissional de saúde ao seu paciente, que tem a intenção de ser um ponto inicial no diagnóstico de uma doença. Em outras palavras, é uma entrevista que busca relembrar todos os fatos que se relacionam com a doença e à pessoa doente (wikipedia)], muito bem feita e aí a melhor previsão de tratamento para o paciente: -Contra-exitação C [evitando o aparecimento de períodos de grande excitação, ansiedade ou surtos de síndrome do pânico]: com as plantas: >lobeira [folhas]-30% >mulungu [casca ramos]-70% -Ansiedade [Campinas-S.B.B],para estados de ansiedades generalizada, com as plantas: >cana-de-açúcar-10% [gema apical] (folha da ponta) >lobeira-50% [folha] >falsa-melissa (erva-cidreira-de-rama)-10%[folha, flor] >mentrasto-10% [folha] >passiflora-20% [folha] -Calma [Dirceu] ansiolítico e equilibrador emocional para ser usado como um estabilizador emocional[diurno], sem comprometer a vida normal e sem apresentar efeitos colaterais previsíveis até agora, com as seguintes plantas: >Falsa-melissa- ramos floridos >Michoco – casca e folhas >Artemísia- folhas >Cevada- grãos >Passiflora – folha >Alecrim- folhas e ramos finos >Alfavaca- ramos floridos >Camonila- ramos floridos >Hortelã- ramos e folhas >Poejo-parte aérea