Tontura; Vertigem; Labirintite

Plantas Relacionadas na Literatura : Boldo-do-chile, Carqueja , Embaúba [banana-de-macaco], Erva-cidreira-de-rama (FALSA MELISSA), Ginkgo biloba , Maracujá (várias espécies Passiflora spp) , Pau-pereira [pereirinha]  .
Sintomas e Causas : TONTURA – VERTIGEM – “LABIRINTITE”
Tontura é o termo que representa genericamente todas as manifestações de desequilíbrio.
As tonturas estão entre os sintomas mais freqüentes em todo o mundo e são de origem labiríntica em 85% dos casos. Mais raramente, as tonturas podem ser de origem visual, neurológica ou psíquica.
Vertigem é um tipo particular de tontura, caracterizando-se por um sensação de rotação.
Labirintite é uma enfermidade de rara ocorrência, caracterizada por uma infecção ou inflamação no labirinto. O termo é utilizado de forma equivocada para designar todas as doenças do labirinto. Existem dezenas de doenças e/ou distúrbios labirínticos e cada uma delas tem características próprias que exigem formas especiais de tratamento.
Como é? A maioria das pessoas usa a palavra tontura para descrever a sua perturbação do equilíbrio corporal. Outras descrevem essa perturbação como atordoamento, sensação de “cabeça leve”, entontecimento, estonteamento, impressão de queda, instabilidade, sensação de flutuação, de estar caminhando em cima de um colchão, tonteira ou, ainda, zonzeira.
A vertigem é o tipo mais freqüente de tontura. O paciente sente-se girando no meio ambiente ou o ambiente gira a sua volta. As crises mais fortes de tontura podem ser acompanhadas de náusea, vômitos, suor, palidez e sensação de desmaio. Muitos pacientes com tontura também podem referir outros sintomas como ruídos no ouvido ou na cabeça (zumbido, zoada, tinido, tinitus), diminuição da audição, dificuldade para entender, desconforto a sons mais intensos, perda de memória, dificuldade de concentração, fadiga física e mental.
Isso é devido às inter-relações entre o sistema do equilíbrio com a audição e outras funções do sistema nervoso central.
Como se faz o diagnóstico: O conjunto de história clínica, exame físico e a seqüência dos testes auditivos e vestibulares aplicados recebe o nome de avaliação oto neurológica. Um dos pontos mais importantes da avaliação oto neurológica é a história clínica. Devem ser obtidas informações detalhadas do paciente sobre sua tontura e outros sintomas concomitantes. Os antecedentes pessoais e familiares, conhecer os hábitos de vida, medicações e preferências alimentares da pessoa também é muito importante. Existe uma série enorme de testes de audição e de equilíbrio corporal (testes labirínticos). Esses exames são realizados de acordo com a necessidade de cada paciente. Não existe uma seqüência predeterminada. Os resultados dos testes básicos indicam quais os testes mais avançados que devem ser aplicados. Em função dos grandes progressos na obtenção de imagens do corpo humano, a tomografia computadorizada e a ressonância magnética são dos exames de enorme utilidade no diagnóstico das vestibulopatias. Fonte:www.abcdasaude.com.br

Tratamentos Fitoterápicos Propostos

Tratamentos Propostos : A Literatura indica as plantas: Embaúba; erva-cidreira-de-rama; ginkgo biloba; carqueja; maracujá-Açu, BOLDO-DO-CHILE. Ver dados das plantas neste site.