Tensão pré-menstrual (TPM) síndrome (ajuda nos sintomas) g*

Plantas Relacionadas na Literatura : Borrage [borrago] SF, Cimicifuga [Erva-de-são-cristóvão] SF, Maracujá (várias espécies Passiflora spp) +, Tribulus [Viagra natural]++, Vitex, .
Sintomas e Causas : Nervosismo, irritabilidade, instabilidade emocional, depressão, dores de cabeça. Pode ocorrer ganho de peso e inchaço. Estes desequilíbrios estão ligados às mudanças hormonais no início do ciclo menstrual. Não são característicos de uma doença propriamente dita, mas de um processo natural que em algumas mulheres pode ser exagerado.
Tratamentos Propostos : Segundo Abdalla, tomar: levedo de cerveja (4comp. 2 vezes ao dia), lecitina de soja (2 caps., 2 vezes ao dia), “Ginseng “brasileiro” (Pfaffia paniculata/Pfaffia glomerata). Em casos de angústia e ansiedade, segundo Dr. Degmar: usar: Maracujá (Passiflora spp (edulis)), folha e flor, infuso, Valeriana (Valeriana officinalis), raiz, decocto, Camomila (Matricaria chamomila), flor, infuso, Melissa (Melissa oficinalis), planta toda, infuso, decocto, Erva-cidreira-de-rama (Lippia alba), flor, folhas, infuso, Cratageus, Espinheiro-alvar (Crataegeus oxyacantha), folhas, flores, infuso, Laranja comum (Citrus sinensis )flor, infuso, Kava-kava, pimenteira-kava (Piper methysticum), extrato seco, Alface (Lactuca sativa), suco do talo, Alfazema (Lavandula vera), planta toda, infuso, decocto, Hortelã (Mentha spp), folhas, infuso, Capim-cidreira (Cymbopogon citratus), planta toda, decocto, Mulungu (Erytrina mulungu), entrecasca, tintura, decocto, Vitex (Vitex agnus-castus), uso bem embasado durante todo ciclo, e por tempo prolongado, estimula o equilíbrio da progesterona e diminui a produção de prolactina pela hipófise, diminui ansiedade, irritabilidade e insônia pré-menstrual, dose de 100-150 mg extrato seco/dia em duas doses. Borragem (Borrago officinalis), óleo da semente, Prímula (Oenothera biennis), óleo da semente, dose ideal: 3g/dia, principalmente na PMS-C associada com deficiência de prostaglandina PgE1 [efeito regulador sobre os hormônios femininos, melhora a pele, hipercinesia, cefaléias], Salgueiro (Salix alba), nos casos de PMS-P, Ginkgo biloba (Ginkgo biloba), para os casos de cefaléia pré-menstruais, Cordão-de-frade (Leonitis nepetaefolia), folhas, infuso.Dr Degmar: Plantas que atuam no fígado [para melhor depurar os hormônios em excesso no organismo]: Cardo-mariano (Sylibum marianum) pois contém silimarina, Dente-de-leão (Taraxacum officinalis), principalmente da PMS-H, pela sua ação diurética e digestiva. Plantas que atuam no sistema nervoso: Valeriana (Valeriana officinalis), extrato seco ou pó, para os casos de PMS-A; Hipérico, Erva-de-são-joão (Hypericum perforatum), para os casos de PMS-D; Melissa (Melissa officinalis), folha, flor, infuso. Teles recomenda uso intero do composto TPM C,(TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL), com as seguintes plantas: erva-de-são-joão, folha, flor; fáfia, folha, raiz; maracujá, folha; camomila, flor; erva-cidreira-de-rama, ramos floridos; mulungu, casca. A literatura indica a planta Borrago.
Dieta e Cuidados Recomendados : Diminuir alimentos estimulantes, tais como carne vermelha, café, refrigerantes (mesmo diet pois tem cafeina), chocolate, guaraná, etc. e gorduras saturadas. Aumentar consumo de mel, frutas e legumes. Praticar técnicas de relaxamento, yoga, tai chi, meditação, exercícios físicos, etc. Como dieta: reduzir o sal, leite, doces [pois o açúcar diminui a absorção e aumenta a excreção de magnésio corporal], comer: chuchu, melancia e abacaxi diariamente neste período pré-menstrual, evitar café e outros estimulantes como refrigerantes tipo “cola”, chocolate, chá mate. Dieta rica em proteínas vegetais (soja principalmente), evitar o consumo de gorduras saturadas, e carnes que podem conter hormônios (frango de granja, etc.), preferir peixes do mar. Exercícios físicos diariamente, perder peso com reeducação alimentar. Nutracêutica: (João Camilo/Dr.Ferro): EVITAR: açúcar branco em excesso, sal refinado em excesso, leite e derivados em excesso, chocolate, café, chá mate, doces, refrigerantes (mesmo diet), carne vermelha gordurosa, farináceos, batata, mandioca, frituras em gea. PREFERIR: frutos (de preferência com estomago vazio), leite de soja (ADES), brócolis, repolho, soja, verduras com folhas verde escura, peixes, aveia, germe de trigo, pão integral, arroz integral, nozes e castanha de cajú (1 ao dia).

Diminuir alimentos estimulantes, tais como carne vermelha, café, refrigerantes (mesmo diet pois tem cafeina), chocolate, guaraná, etc. e gorduras saturadas. Aumentar consumo de mel, frutas e legumes. Praticar técnicas de relaxamento, yoga, tai chi, meditação, exercícios físicos, etc. Como dieta: reduzir o sal, leite, doces [pois o açúcar diminui a absorção e aumenta a excreção de magnésio corporal], comer: chuchu, melancia e abacaxi diariamente neste período pré-menstrual, evitar café e outros estimulantes como refrigerantes tipo "cola", chocolate, chá mate. Dieta rica em proteínas vegetais (soja principalmente), evitar o consumo de gorduras saturadas, e carnes que podem conter hormônios (frango de granja, etc.), preferir peixes do mar. Exercícios físicos diariamente, perder peso com reeducação alimentar. Nutracêutica: (João Camilo/Dr.Ferro): EVITAR: açúcar branco em excesso, sal refinado em excesso, leite e derivados em excesso, chocolate, café, shá mate, doces, refrigerentes (mesmo diet), carne vermelha gordurosa, farináceos, batata, mandioca, frituras em gea. PREFERIR: frutos (de preferência com estõmago vazio), leite de soja (ADES), brócolis, repolho, soja, verduras com folhas verde escura, peixes, aveia, germe de trigo, pão integral, arroz integral, nozes e castanha de cajú (1 ao dia).