Plantas com ação nos nervos [nervinas]; antiespasmódicas; tremores ; [TMC]

Plantas Relacionadas na Literatura :  betonia, camomila, jasmins, maracujá, hortelã, sândalo, hortelã, inhame selvagem, asafetida, manjericão, cálamo, cânfora, eucalipto, alho, mirra, noz moscada, semente de papoula, salvia, valeriana.
Sintomas e Causas :
PLANTAS NERVINAS E ANTIESPASMÓDICAS Plantas que fortalecem a atividade funcional do sistema nervoso

As plantas nervinas podem ser estimulantes ou sedativas e podem ser usados para corrigir excessos ou deficiências de função nervosa. Eles têm uma ação forte na mente e são úteis na promoção da claridade e da saúde mental, como também ajudam no tratamento de desequilíbrios psicológicos e doenças mentais.
A maioria dos nervinos também é antiespasmódico; aliviam espasmos de órgãos e músculos, aliviam câimbras, tremores e convulsões.
Eles também podem servir como broncodilatadores, porque interrompem os espasmos nos tubos bronquiais, provando serem efetivos nas angústias respiratórias. Outros podem ajudar a aliviar cólicas menstruais e dores de cabeça.
Muitas destas plantas nervinas são portadoras de fragrâncias aromáticas, como a hortelã ou a valeriana. Isto é porque as plantas aromáticas trabalham diretamente no Prana, a energia principal do sistema nervoso. Elas abrem a mente, clareiam os canais (rotas), aliviam a congestão, param a dor e restabelecem o fluxo de energia entre o sistema corpo-mente.[Medicina Tradicional Chinesa].
Em geral, em Ayurveda, nós pensamos em nervosismo como Vata ou como a marca de uma constituição de Vata, porque Vata governa as respostas nervosas e, por natureza, é impulsivo, hipersensível, vacilante. A maioria das doenças do sistema nervoso é de natureza Vata. Conseqüentemente, ao tratarmos as desordens nervosas, temos que considerar Vata em primeiro lugar. A maioria das neuralgias, lumbago, ciática, paralisia e desordens nervosas degenerativas, são doenças de Vata.Muitas desordens emocionais ou nervosas podem ser causadas pelos outros doshas, como a raiva que seria uma condição de Pitta. Vata pode também ser bloqueado pelo agravamento de outros doshas, que vão mimetizar uma aparente desordem de Vata, mas devido a um excesso subjacente de Pitta ou Kapha. Assim, novamente, nós temos que localizar causas primárias em lugar de efeitos evidentes.As emoções relacionadas a Vata, como medo e ansiedade, debilitam os rins e adrenais. Elas danificam os nervos e causam insônia, instabilidade mental, neuralgias, causam entorpecimento. A maioria das plantas nervinas, particularmente as que são aromáticas, movem Vata, e ajudam a removam o Vata estagnado por atrás destas desordens.

Algumas plantas não só são aromáticas, mas possuem propriedades tamasicas, pesadas e entorpecedoras. Estas são particularmente boas para os tipos Vata que sofrem de “falta de chão”, que estão for a da realidade devido a um excesso de ar e éter. Tais plantas incluem asa fetida, alho e valeriana.

Muitas plantas que acalmam a mente tendem a ter um efeito positivo em todos o três doshas; quando os doshas estão em equilíbrio, a mente está tranquila. Conseqüentemente, algum nervinos podem ser bons para todos o três Doshas (ervas tridosha), particularmente em quantidades pequenas ou uso a curto prazo. Plantas aromáticas refrescantes como a camomila ou o funcho, podem ser usadas amplamente como nervinos moderados. Sua natureza secante alivia Kapha; sua energia refrescante alivia Pitta; e sua propriedade aromática remove o Vata estagnado.
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/bem-estar-fitoterapia/fitoterapia-5.php

Dieta e Cuidados Recomendados : Ver dados neste site em Doenças: AGITAÇÕES PSICO-MOTORAS.

Tratamentos Fitoterápicos Propostos

Tratamentos Propostos :  Assim como as outras categorias de plantas, as plantas nervinas podem ser divididas em amornantes e refrescantes. As refrescantes são geralmente melhores para Pitta, como as: betonia, camomila, jasmins, maracujá, hortelã, sândalo, hortelã, inhame selvagem; as plantas amornantes para Vata e Kapha, como a asafetida, manjericão, cálamo, cânfora, eucalipto, alho, mirra, noz moscada, semente de papoula, salvia, valeriana.
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/bem-estar-fitoterapia/fitoterapia-5.php
Outra indicação fitoterápica para esta patologia é a planta Tribulus terrestris [viagra natural ou Tribulus][ver dados desta planta neste site].