Palpitação; Anamnese; (Taquicardia) g*

Plantas Relacionadas na Literatura : Acônito, Doril SF, Alface, Aspargo, Crataegus [Espinheiro-alvar] +, Gergelim preto ++, Lima ++, Maçã ++, Maracujá (várias espécies Passiflora spp) +, Sete-sangrias, Trigo (de sequeiro), Túia, Urucum, Valeriana, .
Sintomas e Causas : Sensação de batimentos acelerados do coração sem razão fisiológica que a justifique (susto, estresse, esforço físico exagerado, etc.). A palpitação é a sensação do batimento cardíaco acelerado. A etiologia clínica varia desde estados de ansiedade até as mais variadas formas de arritmias. A diferenciação pode ser auxiliada com algumas informações: 1) A sensação é de batimentos fortes ou rápidos? 2) O início é súbito ou gradual? / O fim é súbito ou gradual? 3) Ocorre dor associada? 4) Acompanha alteração visual, lipotímia, tontura, desmaios, etc? 5) Durante a crise, qual a freqüência cardíaca? 6) Qual a freqüência de ocorrência da palpitação? (Diária , semanal, eventual) 7) Quanto tempo dura uma crise? Melhora espontaneamente? 8) Especificar fatores precipitantes e de melhora. 9) Uso pregresso de anfetaminas ou cocaína? 10) Passado de doença tireoidiana? 11) As palpitações possuem associação com o uso exagerado de tabaco, cafeína ou álcool? 12) Usa drogas como aminofilina, IMAO, hormônios tireoidianos? A arritmia cardíaca pode ocorrer de forma assintomática, detectada por monitorização cardíaca e sem manifestações clínicas. A sintomatologia de palpitação por sua vez também não significa que há alteração do ritmo cardíaco. Algumas manifestações são mais características no entanto. Na extrassistolia o paciente descreve a sensação de que o coração falha, ou para, correspondendo ao período de pausa compensatória. Taquicardias paroxísticas tem inicio e fim súbitos e o paciente refere o aceleração do coração. Não há fator desencadeante identificável geralmente, não havendo relação com esforço. A sensação de batimentos no pescoço é característico da taquicardia paroxística supraventricular por reentrada AV nodal. A parada da palpitação após manobras de estimulo vagal ( indução do vomito, prender a respiração, etc) também é sugestiva de taquicardia paroxística. Sensação de irregularidade do ritmo com freqüência muito alta, desencadeada após esforço não muito intenso para causar cansaço, ou iniciada subitamente após excesso de uso bebida alcoólica sugerem fibrilação atrial. Palpitações em FC menor que 140 bpm e regulares sugerem taquicardia sinusal. Se a freqüência cardíaca for próxima do normal a crise ansiosa é um diagnóstico a ser considerado. Síncope associada a palpitação é de prognóstico grave e sugere arritmia ventricular. Bradiarritmias também se acompanham de síncope. O registro eletrocardiográfico no momento da crise é fundamental para diagnóstico definitivo. O diagnóstico pode ser complementado pela utilização do holter ou pela monitorização de eventos. fonte: Manuais de Cardiologia Temas comuns da cardiologia para médicos de todas as especialidades Livro virtual – ano 10 – Dr. Reinaldo Mano
Tratamentos Propostos : Dirceu: uso interno: Melissa, Erva-cidreira-de-rama) (Falsa-melissa ou Melissa nacional) [Melissa officinalis]; ramos floridos, infuso ou decocto, ou tintura.