Intestinos: afecção dos (ajuda na)

Plantas Relacionadas na Literatura : Alfavaca (Manjericão-cheiro-de-anis) Atroverã, Bálsamo-da-horta, Bananeira, Cereja spp , Chicória , Painço , Repolho, Uva, .
Sintomas e Causas : Denomina-se Afecções a generalização dos diversos casos de doenças e demais casos terapêuticos que podem ocorrer, produzindo mal-estar, disfunções clínicas, patologias clínicas bem definidas e patologias psico-somáticas com fundamentação emocional

Alguns dos principais sintomas que ajudam a identificar uma situação de prisão de ventre, além da diminuição da frequência para defecar, incluem:

  1. Muito esforço para evacuar;
  2. Cocô muito duro e seco;
  3. Fezes que provocam sangramento ao sair;
  4. Sensação de evacuação incompleta;
  5. Dor e desconforto abdominal constante;
  6. Sensação de excesso de gases;
  7. Inchaço da barriga;
  8. Mal humor e irritabilidade fácil;
  9. Mal-estar geral.

Além disso, algumas pessoas também podem apresentar uma dor, tipo pontada, na região do peito, que acontece devido ao acúmulo de gases e aumento da pressão no intestino, que acabam empurrando os outros órgãos da região abdominal.

Pelo fato das evacuações serem difíceis e, muitas vezes, dolorosas, é comum que pessoas que possuem prisão de ventre prolongada também apresentem fissuras anais ou hemorroidas. Nos casos mais graves, a prisão de ventre pode ser um sinal de câncer de intestino. .

O que causa a prisão de ventre

O intestino preso é causado principalmente pela baixa quantidade de fibras na alimentação, baixa ingestão de água e falta de atividade física. Além disso, fatores psicológicos, como estresse ou depressão, podem interferir negativamente sobre o intestino e causar a prisão de ventre.

Como evitar

Para evitar a prisão de ventre é importante praticar atividades físicas regularmente, beber muita água e fazer uma dieta adequada, incluindo na alimentação sucos de frutas com casca e alimentos ricos em fibras, como as farinhas e os cereais mais escuros.

Além disso, também é importante ir ao banheiro sempre que sentir vontade e sentar na posição correta para facilitar a passagem das fezes pelo intestino e não cause incômodos.
A prisão de ventre é mais frequente entre as mulheres devido às alterações hormonais e em idosos, já que normalmente há aumento no consumo de medicamentos e diminuição da prática de exercícios físicos, o que dificulta o movimento intestinal.
https://www.tuasaude.com/sintomas-de-prisao-de-ventre/

Tratamentos Propostos : Indicação espécial: Alfavaca (Ocimum basilicum), uso interno, folhas, infuso (ver dados da planta). (Dirceu); uso interno, folhas, ramos, decocto, infuso, tintura, cps em pó: Bálsamo-da-horta; fraqueza intestinal: casca, folhas e ramos, infuso, decocto, uso interno, Casca-dánta (Casca-de-anta). No caso de preparados na forma aquosa usar: até 2 anos: 1 gota/kg; de 3 anos à 7 anos: uma colher de café; de 7 até 12 anos: uma colher de chá; mais de 12 anos : uma colher de sobremesa. Em todas as idades, usar 3 vezes ao dia. No caso de usar na forma de cápsulas contendo pó seco e moído da mistura de plantas indicadas ou de uma planta, tomar 1 cápsula, 3 vezes ao dia, 15 minutos antes das refeições,”em estado de fome”, [prática que pode ser usada nas formulações aquosas] ou quando se fizer necessário.
Alfonsas Balbachas, As Plantas Curam, 1959, 7a Ediç. indica: acariçoba, alfavaca, cruá, louro-preto, poejo, sete-sangrias, urtiga-branca.

 

Dieta recomendada durante o tratamento: cortar margarinas, manteigas, carne vermelha, frituras gerais, refrigerantes (mesmo diet e tipo cola), todo tipo de gordura mesmo chocolates, usar leite desnatado com aveia fina (Oat brean), 2 vezes ao dia.

Dieta e Cuidados Recomendados : Dieta recomendada por Dr Dirceu durante o tratamento: cortar margarinas, manteigas, carne vermelha, frituras gerais, refrigerantes (mesmo diet e tipo cola), todo tipo de gordura mesmo chocolates, usar leite desnatado com aveia fina (Oat brean), 2 vezes ao dia

https://www.tuasaude.com/dieta-para-prisao-de-ventre/

A dieta para prisão de ventre estimula o funcionamento do intestino, acelerando o trânsito intestinal e diminuindo a barriga inchada. Essa dieta é baseada em alimentos ricos em fibras e água, que juntos facilitam a formação e a eliminação das fezes.

Beber pelo menos 1,5 a 2 litros de água ou chá sem açúcar por dia é importante porque sem água as fezes ficam desidratadas e presas no intestino, causando a prisão de ventre. Além disso, fazer algum tipo de atividade física como caminhadas ou natação estimula o intestino “preguiçoso”, deixando-o mais ativo.

Também é importante lembrar que o uso de laxantes agride e vicia o intestino, fazendo com que ele funcione apenas com o uso da medicação.

Dicas para combater a prisão de ventre

Além de uma alimentação rica em fibras e água, para combater a prisão de ventre também é importante:

  • Evitar o consumo de alimentos ricos em açúcar, como refrigerantes, doces, chocolates e bolos;
  • Evitar adicionar açúcar em sucos, chás, cafés e no leite;
  • Evitar o consumo de frituras, empanados, salgadinhos de pacote e fast food;
  • Preferir leite e derivados desnatados;
  • Preferir o consumo de vegetais crus e frutas com casca;
  • ​Adicionar sementes como linhaça e gergelim em iogurtes e saladas;
  • Fazer atividade física pelo menos 3 vezes por semana;
  • Ir ao banheiro sempre que der vontade, pois ficar prendendo favorece a prisão de ventre.

Também é importante lembrar que a pessoa que sofre de prisão de ventre só deve tomar laxantes sob orientação médica, pois esse tipo de medicamento pode irritar o intestino, reduzir a flora intestinal e aumentar a prisão de ventre.

 

Receitas laxantes contra prisão de ventre

Caqui com laranja

Ingredientes

  • 3 caquis
  • 1 copo de suco de laranja
  • 1 colher (sopa) de sementes de linhaça

Modo de preparo

Depois de lavar e retirar as sementes coloque os caquis no liquidificador juntamente com o suco de laranja e bata bem, a seguir adicione a linhaça e adoce a gosto. O indivíduo com prisão de ventre deve beber este suco 2 vezes ao dia, durante 2 dias, para soltar o intestino.

Laranja com mamão

Ingredientes

  • 2 rodelas de laranja com bagaço
  • 1/2 mamão papaia
  • 2 ameixas secas
  • 1 colher de farelo de trigo
  • 1 copo de água

Modo de preparo

Bater todas as frutas no liquidificador com a água e acrescentar o farelo de trigo. No final pode-se adoçar com mel ou adoçante stévia.

A prisão de ventre é caracterizada pelas fezes secas, em pouca quantidade, e ficar vários dias sem ir ao banheiro. Este distúrbio pode afetar indivíduos de todas as idades, e quando mesmo com a prática de exercícios, bebendo água e ingerindo fibras diariamente o problema persistir, deve-se ir ao médico para investigar outras possíveis causas.

Omelete para soltar o intestino

Esta receita de omelete para prisão de ventre é uma receita refinada e muito rica nutricionalmente, feita com a flor e as sementes da abóbora.

A variedade de nutrientes do omelete com sementes, que deve ser servida acompanhada com uma salada, contribui para uma refeição muito rica em vitaminas e também em fibras para compôr uma dieta para prisão de ventre.

Ingredientes

  • 3 flores de abóbora
  • 2 ovos
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo
  • 30 g de cebola picada
  • sal e salsa a gosto

Modo de preparo

Para fazer este omelete bata 2 claras em neve e junte as gemas misturando manualmente com um garfo ou batedor e acrescente os outros ingredientes misturando delicadamente.

Coloque no fogo uma frigideira com um pouco de azeite, e uma colher de chá de manteiga ou margarina, apenas para untar o fundo. Assim que estiver bem quente coloque a mistura na frigideira e diminua o fogo. Com a ajuda de um prato vire o omelete após 3 minutos e deixe outros 3 minutos fritando. O tempo pode variar de acordo com a panela e intensidade da chama.

Ao servir enfeite com 15 gramas de semente de abóbora e uma flor de abóbora. Esta refeição para duas pessoas fica completa com uma salada de alface, tomate,cenoura, milho e maçã.

Alimentos que combatem a prisão de ventre

Os principais alimentos que ajudam a combater a prisão de ventre são:

  • Vegetais, especialmente legumes crus e folhosos, como repolho, alface ou couve;
  • Frutas com casca, pois a casca é rica em fibras;
  • Cereais integrais como trigo, aveia e arroz;
  • Gérmen e farelo de trigo;
  • Sementes como linhaça, chia, abóbora e gergelim;
  • Iogurtes, especialmente os com probióticos, pois ajudam a regular o intestino;
  • Água.

Os alimentos crus e integrais têm mais fibras que os alimentos cozidos e refinados, e por isso melhoram o trânsito intestinal. Além disso, beber bastante água também ajuda no combate à prisão prisão de ventre porque a água hidrata as fibras, fazendo com que a passagem das fezes pelo intestino seja facilitada.

Alimentos que combatem a prisão de ventre

Os principais alimentos que ajudam a combater a prisão de ventre são:

  • Vegetais, especialmente legumes crus e folhosos, como repolho, alface ou couve;
  • Frutas com casca, pois a casca é rica em fibras;
  • Cereais integrais como trigo, aveia e arroz;
  • Gérmen e farelo de trigo;
  • Sementes como linhaça, chia, abóbora e gergelim;
  • Iogurtes, especialmente os com probióticos, pois ajudam a regular o intestino;
  • Água.

Os alimentos crus e integrais têm mais fibras que os alimentos cozidos e refinados, e por isso melhoram o trânsito intestinal. Além disso, beber bastante água também ajuda no combate à prisão prisão de ventre porque a água hidrata as fibras, fazendo com que a passagem das fezes pelo intestino seja facilitada.
https://www.tuasaude.com/alimentos-para-prisao-de-ventre/