Inflamação da vesícula – Colicistite

Plantas Relacionadas na Literatura : Alecrim, Aperta-ruão, Batata, Boldo-baiano (Aluman), Cardo-mariano , Carqueja , Celidônia , Chicória , Cipó-prata, Conta-de-lágrimas , Framboesa , Jurubeba , Losna , Maçã , Sacaca .
Sintomas e Causas : Ver Colecistite neste Site para dados complementares. Dr. Marcelo Averbach é médico-cirurgião e trabalha no Hospital Sírio-Libanês de São Paulo (SP). Sintomas Drauzio – Que sintomas provocam os cálculos na vesícula? Marcelo Averbach – Grande parte dos cálculos biliares são assintomáticos e diagnosticados acidentalmente durante um exame de rotina, ou check-up, ou ainda porque a pessoa procurou o médico para acompanhamento de outra doença qualquer. Há pacientes que morrem sem saber que tinham pedras na vesícula. Uma parte, porém, apresenta principalmente intolerância a alimentos gordurosos, como frituras, gema de ovo, carne gorda, etc. Isso acontece porque, ao chegar ao duodeno, a gordura estimula a contração da vesícula, o que provoca mal-estar, dor localizada no lado direito do abdômen, dor de cabeça, distensão abdominal. Enjoo é outro sintoma muito frequente e algumas pessoas chegam a vomitar.
Drauzio – Esses sintomas caracterizam o quadro crônico dos cálculos biliares, um quadro de intensidade variável que provoca , às vezes, pequeno desconforto, às vezes, dor mais forte.
Quais são os sintomas provocados pelas crises agudas de pedra na vesícula? Marcelo Averbach – Pacientes assintomáticos ou que sentiam pequeno desconforto, quando ingeriam alimentos gordurosos, de uma hora para outra podem apresentar dor forte, aguda e intensa do lado direito do abdômen, acompanhada de febre e icterícia. Esses sintomas são indicativos do quadro de colicistite aguda, isto é, de inflamação aguda da vesícula decorrente de uma doença crônica.
Drauzio – Os doentes definem essa dor como a de uma faca encravada na vesícula… Marcelo Averbach – É uma dor súbita, muito forte e localizada, e o abdômen fica endurecido.
Drauzio – O que justifica o aparecimento da crise de colicistite aguda? Marcelo Averbach – A colicistite aguda pode ocorrer quando uma pedrinha fica impactada, bloqueando a saída da vesícula, que se distende, e a bile é reabsorvida pela parede vesicular. Essa mesma parede começa a secretar um tipo de muco que faz o órgão aumentar de tamanho. A distensão abrupta da vesícula provoca dor intensa e sensação de pressão do lado direito do abdômen e está freqüentemente associada a um quadro infeccioso chamado de hidropsia da vesícula.
Drauzio – Dor repentina, aguda e fortíssima do lado direito do abdômen também é sintoma dos cálculos renais. Como se confirma a suspeita de que é provocada por pedras na vesícula? Marcelo Averbach – A melhor forma de fazer o diagnóstico diferencial é pedir um ultra-som do abdômen para verificar se existem cálculos, sua localização e se há um processo inflamatório. O ultra-som mostra também se as vias biliares estão livres ou comprometidas por pequenas pedras.
.
.

Tratamentos Fitoterápicos Propostos

Tratamentos Propostos : Dirceu: tomar Curcuma [Curcuma zedoaria; Hidrastis brasiliensis] (decocto a 10%), ver dados da planta; muito eficiente nas inflamações: Rosa-branca (ver dados); poderoso anti-inflamatório genérico: Taiuiá (Tayuya spp); planta anti-inflamatória por excelência: Tanchagem (Tansagem) (Plantago major ou Plantago minor); tomar composto Dirceu Depur, e aplicar Unguento no local. No caso de preparados na forma aquosa usar: uma colher de sobremesa, usar 3 vezes ao dia. No caso de usar na forma de cápsulas contendo pó seco e moído da mistura de plantas indicadas ou de uma planta, tomar 1 cápsula, 3 vezes ao dia, 15 minutos antes das refeições,”em estado de fome”, [prática que pode ser usada nas formulações aquosas] ou quando se fizer necessário

Dieta e Cuidados Recomendados : Dieta recomendada durante o tratamento: cortar margarinas, manteigas, carne vermelha, frituras gerais, refrigerantes (mesmo diet e tipo cola), todo tipo de gordura mesmo chocolates, usar leite desnatado com aveia fina (Oat brean), 2 vezes ao dia