Herpes zoster (ajuda nos sintomas)

Plantas Relacionadas na Literatura : Cajamanga, .
Sintomas e Causas :
Segundo Dr. Chantal de Rudder, é uma afecção viral caracterizada por dor e queimações da pele, localizada na maioria das vezes , no tórax, no trajeto dos nervos intercostais. Suas mais importantes manifestações são: febre, nevralgias e erupções de vesículas.
A pior complicação do herpes é sua localização no olho que pode levar a cegueira. Procurar um diagnóstico médico correto imediatamente.

Nevralgia DR.Drauzio – Fale sobre a dor no herpes-zóster. DR. Ésper Kallás – Como o herpes-zóster caminha por um nervo responsável pelas sensações da região onde se situa, sua inflamação pode provocar uma dor intensa chamada nevralgia exatamente no local em que a lesão apareceu. Em crianças e jovens, a dor pode ser mais fraca ou até inexistente. O problema é quando ela acomete pessoas de idade mais avançada porque a inflamação do nervo pode ser de tal magnitude que provoca uma nevralgia que persiste por muito tempo – em média mais de cem dias – e exige a prescrição de remédios potentes para tirar a dor. Há, ainda, um porcentual pequeno de pessoas que manifesta dor permanente depois da crise de herpes.
Em termos de tratamento, a primeira coisa a fazer para controlar a dor é dar remédios contra o herpes-zóster o mais cedo possível. A segunda é tratar as pessoas que apresentam nevralgia por tempo prolongado com medicamentos para esse tipo específico de dor causado pela inflamação do nervo.

Tratamentos Fitoterápicos Propostos

Tratamentos Propostos : Enquanto se procura o médico, pode-se fazer uso da planta: Saboeira (rizoma), decocoto de 200 g por litro, 3 xícaras ao dia. Segundo Dirceu (dirceu@paz.org.br). tomar fórmula Herpes (composto), ou as plantas: erva-lagarto (guaçatonga), cajamanga-folhas (planta muito eficiente), côco-da-bahia. Deve ser conjugado com o composto Francisco-de-Assis (Dirceu). Nos lugares de dor aplicar o Unguento (Dirceu). No caso de preparados na forma aquosa usar: uma colher de sobremesa, usar 3 vezes ao dia. No caso de usar na forma de cápsulas contendo pó seco e moído da mistura de plantas indicadas ou de uma planta, tomar 1 cápsula, 3 vezes ao dia, 15 minutos antes das refeições,”em estado de fome”, [prática que pode ser usada nas formulações aquosas] ou quando se fizer necessário.Segundo Dr. Degmar, usar as plantas contra herpes : Côco-da-bahia, verde, (Cocos nucifera), parte fibrosa do fruto; Melissa (Melissa officinalis), planta toda ou óleo essencial, Equinácea (Echinacea angustifolia), raiz de dois anos, uso int. cps do pó; Unha-de-gato (Uncaria tormentosa), córtex, uso interno e externo (rica em mitrafilina que é efetivo contra herpes simples; Guaçatonga (Casearia sylvestris), córtex (casca), raiz, folhas, uso int. e ext.; Calêndula (Calendula officinalis), flor, coadjuvante para tratamento tópico para lesões herpéticas; Alho, (Allium sativum), bulbo, coadjuvante de uso interno para tratamento e prevenção das lesões herpéticas.

Dieta e Cuidados Recomendados : Dieta recomendada durante o tratamento: cortar margarinas, manteigas, carne vermelha, frituras gerais, refrigerantes (mesmo diet e tipo cola), todo tipo de gordura mesmo chocolates, usar leite desnatado com aveia fina (Oat brean), 2 vezes ao dia.
Na dieta evitar: nozes, chocolate, gelatina, lentilha, gergelim, avelã, amendoim e castanha, pois são ricos em arginina que aumenta a proliferação viral. Em compensação, algas, queijos, leveduras de cerveja, ricos em lisina, diminuem a proliferação dos vírus. Evitar contato do sol direto na lesão.