Hemoptise (cuspir sangue como catarro)

Plantas Relacionadas na Literatura : Assa-peixe, Barbatimão, Girassol , Groselha vermelha  Jucá , Marmelo  .
Sintomas e Causas :
No escarrar, observa-se manchas de sangue “vivo” de coloração vermelho vivo. A presença de sangue no escarro – hemoptise – é um sintoma que assusta muito o paciente e freqüentemente o motiva a procurar logo o médico.
Na grande maioria dos casos, o sangramento é pequeno e para espontaneamente. Acontece que o sangue vai acumulando nos brônquios e, quando vem a tosse, sai tudo de uma vez, parecendo ser um sangramento volumoso.
Assim, é sempre muito importante anotar e informar ao médico com o máximo de detalhes possíveis a freqüência e a quantidade de sangue expelido, se é só sangue ou sangue misturado com catarro, a ocorrência de outros sintomas tais como febre, dor torácica, falta de ar, e a presença de outras doenças e antecedentes, por exemplo, se o paciente é ou foi fumante, se tem ou já teve tuberculose , se há outros casos na família etc. A eliminação de sangue a partir da árvore respiratória pode ocorrer em um grande número de doenças: pneumonia, bronquiectasia (dilatações dos brônquios), tuberculose, infecções por fungos, embolia pulmonar, algumas doenças do coração, problemas da coagulação sanguínea e tumores do pulmão, inclusive câncer. Mas também há ocasiões em que não se consegue detectar com precisão a causa do sangramento. O médico poderá prescrever, se necessário, sedativos da tosse e medicamentos específicos para cada caso, como por exemplo, antibióticos. Procederá, então, à investigação que julgar apropriada, solicitando, em geral, exames de sangue, do escarro, raio-x e tomografia computadorizada do tórax, broncoscopia e, às vezes, exames mais especializados, como a arteriografia brônquica ou pulmonar e a cintilografia (mapeamento com radioisótopos). Muitas vezes o paciente nem precisa ficar internado para fazer os exames – varia conforme o caso. Neste sentido é importante lembrar que a hemoptise pode ser o primeiro sinal de um câncer de pulmão . Assim sendo, mesmo que o sangramento cesse espontaneamente, sua origem deve ser investigada para não atrasar este (ou qualquer outro) diagnóstico e, conseqüentemente, dificultar o tratamento.
(Fonte: www.cirurgiatoraxica.com.br)

Tratamentos Fitoterápicos Propostos

Tratamentos Propostos : A Literatura indica as plantas: Assa-peixe, Barbatimão, Girassol, Groselha-vermelha, Jucá, Marmelo, uso interno, ver dados de cada planta isoladamente neste Site.