Hematúria – sangue na urina (constante)

Plantas Relacionadas na Literatura : Mamão , .
Sintomas e Causas :
Segundo Dirceu, é a presença constante de sangue na urina. Pesquisar a causa com urologista.  e fazer tratamento específico, já que o tratamento fitoterápico não pode retardar nem mesmo mascarar o diagnóstico correto, pois este sintoma pode ser de: câncer, pielite, cálculo renal, e as vezes nefrite, portanto patologias importantes.
A presença de sangue na urina, também chamada de hematúria, não é uma doença, porém pode ser sinal de alguma. A hematúria divide-se em macroscópica (visível) (urina vermelha ou avermelhada) e microscópica ( urina com coloração normal, pois a quantidade de sangue é tão pequena que só é vista com auxílio de microscópio).
O sangramento do trato urinário pode ir e vir, mesmo em casos mais sérios, portanto um médico deve ser consultado imediatamente se algum sangue for detectado na urina, mesmo que uma só vez.
A hematúria microscópica só vai ser detectada em um exame de urina, porém a constatação de sangue na urina, visível ou microscópica, requer exames complementares para que se descubra a causa. Às vezes, pessoas com trato urinário normal apresentarão algumas hemácias (células sanguíneas vermelhas) na urina. Caso o número de hemácias seja superior a três, em dois exames independentes, uma hematúria microscópica será constatada e, conseqüentemente, exames complementares far-se-ão necessários.
Fonte: www.uro.com.br
Tratamentos Propostos : Teles recomenda em casos urgentes e graves que envolve perdas de sangue, na tentativa de bloquear temporariamente a hemorragia durante a procura de um médico, pode-se usar em carater de urgência uma decoção com as plantas: Catinga-de-mulata (folhas) e Cavalinha (folhas), uso interno, 3-4 vezes ao dia. Este recurso fitoterápico é puramente emergencial.