Fluidificador das mucosas [mucos] pulmonares; expectoração

Plantas Relacionadas na Literatura : Erva-de-santa-maria [mastruço] , Gerânio , .
Sintomas e Causas : Os pulmões reagem a diversas situações produzindo substâncias que se depositam na sua mucosa, dificultando o processo normal da respiração, assim, podemos lançar mão de certas plantas que deixam estas substâncias com consistência mais fluida para poderem ser expelidas por um processo de expectoração.
Consultar nestes casos as plantas que podem facilitar a expectoração na janela Doenças neste site. 

Tratamentos Fitoterápicos Propostos

Tratamentos Propostos : Como fluidificador das mucosas pulmonares: segundo literatura, usar: Gengibre, rizoma, xarope, extrato, decocto; Alcaçuz, raiz, tintura; Guaco, folhas, xarope, infuso, rica em cumarina; Pimenta -diversas- (Capsicum spp), rica em capsaicina.

Segundo Dr. Degmar: Gengibre (Zingiber officinalis), rizoma, xarope, extratos, decocto; Alcaçuz (europeu) (Glycyrrhiza glabra), raiz, tintura; Guaco (Mikania glomerata), folhas, xarope, infuso (rica em cumarina); Pimenta (várias) (Capsium spp), rica em capsaina.

.

Usar um humificador com vaporização de gotas [de água] bem pequenas e na água usada colocar uma das plantas recomendadas como fluidificadoras de mucosa e respirar o vapor durante 15 a 20 minutos várias vezes ao dia. Não tomar vento ou gelado após esta vaporização.
Sem o vaporizador, podemos fazer uma infusão  (chá) da planta indicada, colocar em uma xícara de chá, tampa-la com um funil de papel resistente (capa de revista), e aspirar o vapor pelo buraco menor no qual se coloca o nariz)