Fígado: estimula produção de bílis; icterícia

Plantas Relacionadas na Literatura : Pêra, .
Sintomas e Causas : Segundo Dr. Degmar, o fígado é o mais importante órgão envolvido no metabolismo dos carbohidratos, proteinas e lipídeos, e na desintoxicação do organismo, além de função secretória (bile), e imunológica. As lesões provocados neste órgão pelo consumo excessivo de remédios halopáticos nos últimos anos, tem levado a muitas patologias crônicas deste órgão. O tratamento das disfunções hepáticas , sejam funcionais ou lesionais, envolvem plantas e substâncias que tem ação colerética e colagoga (para aumentar a produção de bile pelos hepatócitos, e sua eliminação pelo sistema biliar, respectivamente), e outras que tem ação hepatoprotetor(que atuam nos hepatócitos protegendo-os dos danos diversos-químicos, microbiológico, etc. Os sintomas mais comuns de disfunções hepato-biliares incluem: cefaléias, estados depressivos e irritabilidade, alterações do sono, comprometimento músculo-esquelético, alterações visuais diversas, alterações do paladar com gosto mais amargo da saliva, etc..Segundo: Alimentos Saudáveis & Alimentos Perigosos – Reader´s Digest, o fígado desempenha milhares de funções vitais , tanto químicas quanto metabólicas, dentre elas a formação de reservas de vitaminas solúveis em gordura, glicogênio, ferro e outros minerais para as necessidades futuras. Ele fabrica colesterol, aminoácidos e outros elementos essenciais, remove resíduos do sangue, desintoxica o álcool e outras substâncias químicas , além de metabolizar a maior parte dos medicamentos. Ao contrário de outros órgãos, mesmo depois de sofre grandes lesões o fígado pode se regenerar. Entretanto se o fígado ficar seriamente comprometido, ou for submetido a excessos, pode falhar, quase sempre com conseqüências fatais. As doenças mais comuns são: diferentes tipos de hepatite, cirrose, e câncer. O sintoma mais facilmente detectável de doenças do fígado é a icterícia, o amarelecimento da pele e do branco dos olhos causado pelo desenvolvimento de pigmentos da bílis (bilirrubina) na pele. Pessoas que sofrem de distúrbios do fígado são, em geral, portadores de deficiências das vitaminas solúveis em água, como folato, niacina, tiamina, bem como as vitaminas A e D, solúveis em gordura.
Tratamentos Propostos : Para fígado: segundo Dirceu (www.dirceu@paz.org.br). tomar fórmula Fígado (composto), ou as plantas: alcachofra, bardana, jurubeba, carqueja, milirramas, boldo, rubim-roxo, picão-preto.Indicação especial: Alcachofra, folhas médias, infuso, decocto, cps com pó, uso interno. No caso de preparados na forma aquosa usar: até 2 anos: 1 gota/kg; de 3 anos à 7 anos: uma colher de café; de 7 até 12 anos: uma colher de chá; mais de 12 anos : uma colher de sobremesa. Em todas as idades, usar 3 vezes ao dia. No caso de usar na forma de cápsulas contendo pó seco e moído da mistura de plantas indicadas ou de uma planta, tomar 1 cápsula, 3 vezes ao dia, 15 minutos antes das refeições, “em estado de fome”, [prática que pode ser usada nas formulações aquosas] ou quando se fizer necessário.

Dieta recomendada [dirceu@paz.org.com] durante o tratamento: cortar margarinas, manteigas, carne vermelha, frituras gerais, refrigerantes (mesmo diet e tipo cola), todo tipo de gordura mesmo chocolates, usar leite desnatado com aveia fina (Oat brean), 2 vezes ao dia