Estimulante de movimentos peristálticos; “com intestino preso”

Plantas Relacionadas na Literatura : Café; Cafeeiro SF, Guaraná [guaranazeiro].
Sintomas e Causas :
FÁRMACOS UTILIZADOS NAS DOENÇAS DO TUBO DIGESTIVO Medicamentos Gastro – Médicos INTESTINO DELGADO E CÓLON Antidiarreicos (Obstipantes “trancam os intestinos”). Opiáceos: Difenoxilato (Lomotil) Loperamida (Imodium, Loperamida) Os opiáceos estimulam a absorção de água e electrólitos, devendo-se o seu efeito antidiarreico muito provavelmente à diminuição da motilidade das fezes. A sua ação nos receptores m e, possivelmente d, dos receptores dos neurônios entéricos, inibe a atividade peristáltica e, aumenta o tempo do transito intestinal [percurso do bolo fecal nos 6-7 metros dos intestinos, em media}. O difenoxilato está associado a doses sub-terapêuticas de atropina. Doses elevadas (40-60 mg)de difenoxilato têm atividade opioide sobre o CNC incluindo euforia e, com uso crônico, dependência química. A atropina nestas altas doses tem os desagradáveis efeitos anticolinérgicos e desencorajam as doses mais elevadas do difenoxilato. A loperamida é mais específica do intestino, mais eficaz no tratamento da diarreia e sem ação opioide sobre o CNC.
As indicações clínicas são:
Diarreia aguda – não devem utilizar-se na Colite Ulcerosa porque podem precipitar um Megacólon Tóxico.
Nas diarreias infecciosas só devem utilizar-se se as medidas de suporte, hidratação e alterações electrolíticas forem insuficientes. Grande parte das diarreias agudas são autolimitadas.
Diarreia crônica – Os comprimidos são doseados a 2 mg. Usualmente tomam-se 2 comprimidos inicialmente e depois 1 comprimido sem ultrapassar 8 por dia. A dose de manutenção geralmente é de 2-4 comprimidos por dia.
Contra-indicações: Os opiáceos devem evitar-se nas colites ulcerosas e colites inflamatórias com diarreia com sangue porque podem exacerbar o processo ulcerativo e precipitar o desenvolvimento de megacólon tóxico.
Na doença hepática crônica os opiáceos aumentam o risco de encefalopatia. Absorventes Kaolino Sais de alumínio Laxantes de volume http://www.gastroalgarve.com/medicamentos/medicamentos2.htm

Tratamentos Fitoterápicos Propostos

Tratamentos Propostos : A literatura cita o uso do café [ver dados nesta planta neste site]. Recomenda-se o consumo de café tipo expresso ou se “de coador” toma-lo logo após ser feito, no máximo de 15 minutos e na dose de seis xícaras/dia