Edemas cardíacos (ajuda nos sintomas)

Plantas Relacionadas na Literatura : Arroz, Digitalis  .
Sintomas e Causas :

Por

Michael J. Shea

, MD, Michigan Medicine at the University of Michigan;

Andrea D. Thompson

, MD, PhD, Department of Internal Medicine, Division of Cardiovascular Medicine, University of Michigan

Última modificação do conteúdo jun 2018

O edema pode ser generalizado ou local (p. ex., limitado a um único membro ou a parte deste). Às vezes, surge abruptamente, provocando nos pacientes a queixa de que o membro inchou repentinamente. Com maior frequência, o edema desenvolve-se insidiosamente, iniciando-se por ganho de peso, olhos inchados ao despertar pela manhã e sapatos apertados no final do dia. O edema de desenvolvimento lento pode tornar-se maciço antes de os pacientes procurarem atenção médica.

Edema nos membros inferiores
Edema nos membros inferiores
Peter Skinner/SCIENCE PHOTO LIBRARY

O edema propriamente dito acarreta poucos sintomas, com exceção da sensação de aperto ou plenitude ocasional, uma vez que os outros sintomas estão, em geral, relacionados com a doença de base. Pacientes com edema decorrente de insuficiência cardíaca (causa comum) em geral desenvolvem dispneia durante o esforço, ortopneia e dispneia paroxística noturna. Os pacientes com edema decorrente de TVP, com frequência, desenvolvem dor.

O edema decorrente de expansão do volume de líquido extracelular é geralmente pendente. Assim, em pacientes ambulatoriais, o edema localiza-se nos pés e nas extremidades das pernas; pacientes que exigem repouso desenvolvem edema na região glútea, genitais e parte posterior das coxas. Mulheres que se deitam apenas de um lado podem desenvolver edema da mama pendente. A obstrução linfática provoca edema distal ao local da obstrução.

Tratamentos Fitoterápicos Propostos

Tratamentos Propostos : Dirceu: uso interno, folhas e “ramos”, infuso, decocto, Flor-da-noite (Cactus grandeflorus), ver dados da planta; (não recomendada para pacientes portadores de Mal de Chagas.

Dieta e Cuidados Recomendados : Segundo: Alimentos Saudáveis & Alimentos Perigosos – Reader´s Digest : comer bastante: legumes, frutas e verduras com comprovada ação diurética, como chuchu, tomate, aspargo, abacaxi, manga, pêssego, alface, espinafre; algumas bebidas como chá de boldo, café, mate que são altamente diuréticas. Evitar: bebidas alcoólicas, comidas muito salgadas, porque provoca, a retenção de líquidos no organismo. Alimentos e bebidas diuréticas; chuchu, tomate, alcachofra, morango, alface, espinafre (NA: ver dados de plantas diuréticas)