Edema agudo de pulmão (EAP); dispneia; ]]}}

Plantas Relacionadas na Literatura : Frângula + sf, Jaborandí ++ ##, Lobélia++, .
Sintomas e Causas : Dispnéia, respiração rápida, sudorese, palidez, ortopnéia, cianose e expiração ruidosa quando é mais intenso o EAP. Pacientes extremamente ansiosos, podendo estar agitados, com sensação de morte eminente. RX: velamento difuso, em especial peri-hilar e com sinais de congestão pulmonar. Gasometria: inicialmente, PCO2 e PO2 diminuídas e depois, com “inundação brônquica” ocorre aumento de PCO2 e maior diminuição de PO2. Paciente relata uma sensação de estar com o pulmão repleto de partículas semelhantes à “catarro”, mas que não são possíveis de serem expelidas pela tosse comum, parecendo que estão “borbulhando na parte mais alta do pulmão”.
Tratamentos Propostos : Segundo Alfonsas Balbachas -1959 – As Plantas Curam: indicação de Jaborandí. Segundo Abdalla, a planta mais eficiente neste caso é a Lobélia (Lobelia inflata), mas que apresenta segundo a Literatura um forte impedimento terapêutico que é o fato de ter entre sua composição química um composto chamado Lobelina que apresenta no ser humano um efeito de “curare” ou seja, atua no Sistema nervoso Central, paralisando as órdens que o cérebro dá para efetuar os movimentos naturais para os pulmões aspirarem o ar. Assim uma dose errada, promove a morte do paciente por asfixia. Seu uso somente deve ser efetuado por conhecedores do assunto [médico pneumologista].
Dieta e Cuidados Recomendados : Segundo: Alimentos Saudáveis & Alimentos Perigosos – Reader´s Digest : comer bastante: legumes, frutas e verduras com comprovada ação diurética, como chuchu, tomate, aspargo, abacaxi, manga, pêssego, alface, espinafre; algumas bebidas como chá de boldo, café, mate que são altamente diuréticas. Evitar: bebidas alcoólicas, comidas muito salgadas, porque provoca, a retenção de líquidos no organismo. Alimentos e bebidas diuréticas; chuchu, tomate, alcachofra, morango, alface, espinafre (Teles: ver dados de plantas diuréticas neste site)

Segundo: Alimentos Saudáveis & Alimentos Perigosos - Reader´s Digest : comer bastante: legumes, frutas e verduras com comprovada ação diurética, como chuchu, tomate, aspargo, abacaxi, manga, pêssego, alface, espinafre; algumas bebidas como chá de boldo, café, mate que são altamente diuréticas. Evitar: bebidas alcoólicas, comidas muito salgadas, porque provoca, a retenção de líquidos no organismo. Alimentos e bebidas diuréticas; chuchu, tomate, alcachofra, morango, alface, espinafre (Teles: ver dados de plantas diuréticas neste site).