Dor de dente com gengivite (ajuda nos sintomas)

Plantas Relacionadas na Literatura : Agrião [agrião-de-terra-enxuta], Agrião-aquático , Calêndula, Cardo-santo (Cardo-mexicano) , Cravo-da-índia , Erva-picão , Guiné [erva-de-guiné; erva-gambá], Jenipapo (genipapo) , Vassourinha, .
Sintomas e Causas :  Teles As vezes podem ocorrer inflamações das gengivas nas regiões de implantação dos dentes. Normalmente ocorrem depósitos de cálcio nos dentes(tártaro)levantando as gengivas rente aos dentes e neste espaço depositam-se restos de alimentos que formam excelentes substratos para colônias de micro-organismos que constituem as infecções da gengiva. Quando as gengivas crescem em excesso pode haver indicação cirúrgica para remover este excesso, contudo uma correta escovação dos dentes, forçando os movimentos das cerdas da escova no sentido da gengiva para o dente, é suficiente para manter esta região livre do tártaro (depósitos de cálcio) e com limpezas anuais no dentista, tem-se uma dentição livre de gengivites.          ——————————————–
fonte: www.colgate.com.br Gengivite – uma inflamação da gengiva – é o estágio inicial da doença da gengiva e a mais fácil de ser tratada. A causa direta da doença é a placa – uma película viscosa e incolor de bactérias que se forma, de maneira constante, nos dentes e na gengiva. Se a placa não for removida pela escovação e uso de fio dental diários, ela produz toxinas (ácidos) que irritam a mucosa da gengiva causando a gengivite. Neste estágio inicial da doença gengival, os danos podem ser revertidos, uma vez que o osso e o tecido conjuntivo que segura os dentes no lugar ainda não foram atingidos. Entretanto, se a gengivite não for tratada, ela pode evoluir para uma periodontite e causar danos permanentes aos dentes.
Gengivite. Como sei que tenho gengivite? Os sintomas clássicos da gengivite incluem gengiva vermelha, inchada e sensível que pode sangrar durante a escovação.
Outro sintoma de doença é o recuo ou retração da gengiva, conferindo aos dentes uma aparência alongada.
A doença gengival pode formar bolsas entre os dentes e a gengiva, onde se acumulam restos de comida e placa.
Algumas pessoas têm mau hálito freqüente ou sentem gosto ruim na boca, mesmo se a doença não estiver em estágio avançado.
Como posso prevenir a gengivite? Uma boa higiene bucal é essencial. A limpeza profissional também é extremamente importante, pois uma vez que a placa se acumula e endurece (ou torna-se tártaro), apenas o dentista pode removê-la.
Você pode prevenir a gengivite da seguinte maneira: Escovação correta e uso apropriado do fio dental para remover placa e restos de alimentos, e do controle do aparecimento de tártaro; Alimentação correta para garantir nutrição adequada; Evitar cigarros e outras formas de tabaco; Ir ao dentista regularmente.
a
Tratamentos Propostos : Segundo Dr. Degmar: Calêndula (Calendula officinalis), flor, gargarejos; Batata doce (Ipomea batatas), folhas, gargarejos; Malvia (Malvia officinalis), folha ou flor, gargarejos; Tanchagem (Plantago major), folhas, gargarejos; Salvia (Salvia officinalis), folhas, gargarejos; Melaleuca (Melaleuca alternifolia), óleo para gargarejos.
Nas dores de dente, usar: Tanchagem (Plantago major), folhas, tintura sobre o local afetado; Agrião-do-pará (Spillanthes acmella), flor ou folha, anestésico local de curta duração; Cravo-da-índia (Caryophylum aromaticus), flor seca.