Catapora (ajuda nos sintomas)

A Catapora (varicela) é uma doença infecciosa, altamente contagiosa, mas geralmente benigna, causada pelo vírus Varicela-Zoster, que se manifesta com maior frequência em crianças e com incidência no fim do inverno e início da primavera.

A principal característica clínica é o polimorfismo das lesões cutâneas (na pele) que se apresentam nas diversas formas evolutivas (máculas, pápulas, vesículas, pústulas e crostas), acompanhadas de prurido (coceira). Em crianças, geralmente é benigna e autolimitada. Em adolescentes e adultos, em geral, o quadro clínico é mais exuberante.

Catapora (varicela): o que é, causas, sintomas, tratamento, diagnóstico e prevenção

Tratamentos Fitoterápicos Propostos

O banho com chá de arnica possui propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas que eliminam a infecção e inflamação das bolhas da catapora, aliviando o desconforto e a coceira.

A pomada caseira de arnica para catapora contém propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias que facilitam a cicatrização das feridas da pele, reduzindo a coceira e evitando manchas na pele.

Um bom remédio natural para catapora é tomar o chá de camomila, salsinha e sabugueiro, pois este chá vai atuar como um antialérgico e calmante ajudando a aliviar naturalmente os sintomas da catapora, como a coceira.

Um outro bom remédio natural para catapora é tomar o chá de jasmim, devido às propriedades calmantes e relaxantes desta planta medicinal.

O suco de laranja e limão é rico em vitamina C que ajuda a fortalecer o sistema imune, ajudando o organismo a combater o vírus da catapora.

Fonte  www.tuasaude.com/remedio-caseiro-para-catapora/

Praticar uma dieta leve durante o tratamento, usando-se muito, sucos naturais, principalmente o de limão-cravo. Dieta recomendada durante o tratamento: cortar margarinas, manteigas, carne vermelha, frituras gerais, refrigerantes (mesmo diet e tipo cola), todo tipo de gordura mesmo chocolates, usar leite desnatado com aveia fina (Oat brean), 2 vezes ao dia.

A primeira coisa é procurar um médico, que indicará tratamento e ministrará a medicação adequada. Mas existem algumas dicas que podem ajudar nesse momento:

  • Não dê aspirina para quem está com suspeita de catapora: seu uso tem sido associado à Síndrome de Reyes.
  • Banho de aveia: além do repouso recomendado, preparar banhos de aveia com água morna ameniza a coceira e forma uma camada confortável sobre a pele. Utilize a aveia coloidal, um tipo de aveia moída fina, e duas xícaras de água morna.
  • Mantenha as unhas cortadas: corte as unhas para não ferir as áreas afetadas e evitar infecções cutâneas.
  • Loção de calamina: é um composto de zinco cor de rosa com propriedades anti-inflamatórias que proporciona diminuição da coceira e auxilia na secagem do líquido dentro das bolhas.
  • Uso de vinagre: é uma solução caseira e benéfica no tratamento da catapora. Coloque meia xícara de vinagre em um banho de água morna para aliviar a irritação na pele.
  • Água de ervilha: a água do cozimento das ervilhas frescas também pode ser usada para aliviar a irritação.
  • Óleo de sândalo: passar sobre os pontos inflamados é muito eficaz para evitar que as cicatrizes permaneçam no corpo.
  • Chás: prepare um chá com camomila, manjericão, calêndula e erva-cidreira e acrescente uma colher de chá de mel e uma pitada de canela em pó. O ideal é ingerir, pelo menos, 3 vezes ao dia para combater os sintomas da catapora.
    • Alimentação: o ideal é que sejam ingeridos alimentos leves e muito líquido.

    É bom lembrar que existe vacina contra a catapora e que deve ser aplicada no primeiro ano de vida. Consulte o seu médico para ter maiores informações sobre ela.

  • https://lar-natural.com.br/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-a-catapora/