Cabelo: queda de (ajuda nos sintomas)

Plantas Relacionadas na Literatura : Abacateiro, Alecrim, Arnica-verdadeira, Avenca, Babosa, Bardana; orelha de gigante, Caqui , Cavalinha , Jaborandi, Marcela-do-campo , Mutamba , Noni , Pepino , Pêra, Saw palmeto [serenoa], Sene, Tomate, Tomilho, Vinagreira (hibisco), .
Sintomas e Causas : Segundo estudo feito com 4000 homens pelo National Institutes of Health (NIH), a calvície masculina está associada a um risco maior de câncer de próstata. Isto porque ambas as condições envolvem uma reação do organismo à testosterona, o principal hormônio masculino. Receptores para a testosterona são encontrados nos folículos pilosos assim como na próstata. Esses homens são aconselhados a seguir um programa alimentar de suplementação mais atuante para reduzir o risco de terem câncer de próstata. Ver na parte de Suplementos Nutricionais (Home), as indicações para fazer tal suplementação nutritiva.

Tratamentos Fitoterápicos Propostos

Tratamentos Propostos : Segundo Dirceu (dirceu@paz.org.br), quando ocorre por razões genéticas, a Fitoterapia não pode ajudar em nada, contudo, muitas vezes, a calvice é o resultado de uma prisão de ventre acentuada e persistente, proveniente de uma dieta com ausência de frutas, verduras, legumes, e pouco uso de água e líquidos em geral. Fazer um extrato usando as plantas em partes iguais: Jaborandi (látex); folhas de batata-doce, babosa e bardana. Misturar 20% desta mistura, em um shampoo neutro de boa qualidade comercial. Aplicar nos cabelos como primeira operação do banho, esperando alguns minutos para enxaguar. Friccionar o couro cabeludo com Unguento Eurípedes (Dirceu), à noite antes de deitar e dormir com ele. Fazer uso interno alternado com as plantas: Sene e Bardana. Uso interno, composto Dirceu: Queda-de-cabelo com as plantas: alecrim, artemísias, babosa, bardana, milirramas, catinga-de-mulata. Segundo Alfonsas Balbachas, 1959: usar bardana.VER DADOS NESTE DEPARTAMENTO (doenças), com as palavras-chave: cabelo, FORMAÇÃO DE CABELO: ALOPECIA. O laboratório Valeant, apresenta uma formulação usando a planta Serenoa serrulata, juntamente com nicotinato de tocoferol, zinco e vitaminas, para a redução da queda de cabelo.

Segundo: Alimentos Saudáveis & Alimentos Perigosos (Reader´s Digest), comer bastante: laticínios com baixos teores de gordura, vegetais verdes e ricos em caroteno (cenoura, etc.), frutas que sejam fonte da vitamina A. Produtos integrais por causa da niacina. Frutas como bananas, ameixas, melancia, para obtenção de vitamina B6. Frutas frescas para suprir necessidades de vitamina C. Nozes e legumes para a obtenção de biotina e zinco. Carnes magras, aves e peixes com altos teores de proteínas. Evitar: preparados que contém claras de ovos crus, pois interferem na absorção de biotina.

Dieta e Cuidados Recomendados : Segundo: Alimentos Saudáveis & Alimentos Perigosos (Reader´s Digest), comer bastante: laticínios com baixos teores de gordura, vegetais verdes e ricos em caroteno (cenoura, etc.), frutas que sejam fonte da vitamina A. Produtos integrais por causa da niacina. Frutas como bananas, ameixas, melancia, para obtenção de vitamina B6. Frutas frescas para suprir necessidades de vitamina C. Nozes e legumes para a obtenção de biotina e zinco. Carnes magras, aves e peixes com altos teores de proteínas. Evitar: preparados que contém claras de ovos crus, pois interferem na absorção de biotina