Beribéri ; falta vitamina B1 (ajuda nos sintomas)

Plantas Relacionadas na Literatura : Abricó-do-pará, Canela-de-cheiro, Castanha-do-pará, Conta-de-lágrimas, Insulina vegetal.
Sintomas e Causas : Segundo A. Balbach, é uma enfermidade decorrente de uma avitaminose, falta da vitamina B1; tem como sintomas: polineurite, atrofia e paralisia muscular, principalmente dos membros inferiores, inchaços, edemas, hidropisia, insuficiência cardíaca, debilidade geral. Recomenda-se recorrer a um médico. Segundo Rozman, é muito comum nas populações que se alimentam apenas de arroz branco, que é brunido ou seja, retirada mecanicamente por polimento a película avermelhada existente logo abaixo da casca, (grão dos quais foi retirada a película que contem vitamina B1), desenvolve-se então uma doença crônica, caracterizada por polineurite progressiva, com distúrbios da sensibilidade, paralisias, atrofia , e às vezes edema, grande dilatação cardíaca (principalmente do coração direito), e diminuição do pulso (bradicardia). Verifica-se aumento das gorduras no sangue (lipenia). Em alguns alcoólatras, considera-se a poliencefalite hemorrágica superior de Wernike como forma cerebral do beribéri.
Tratamentos Propostos : Segundo Dirceu (dirceu@paz.org.br), como tratamento coadjuvante, uso interno composto Dirceu: Vita, com a seguintes plantas: agrião, batata-doce, beterraba, capim-jaraguá,mandioca [folhas bem secas para eliminação do KCN] todas usando-se as folhas; cevada, grãos; galinho-do-campo, raizVer dados específicos das plantas indicada na literatura. Ver fontes de Vitamina B1 no setor deste site: Alimentos Funcionais. Segundo Alfonsas Balbachas, 1959: limão, marapuama.
Dieta e Cuidados Recomendados : Rozman recomenda a ingestão de alimentação mista com grande quantidade de verduras frescas, e principalmente película de arroz (existente no chamado arroz integral vendido em qualquer supermercado) que contém vitamina B1. (Em casos graves e controlados por médicos, usar 20 a 50 gramas de aneurina, de preferência via intramuscular. A via endovenosa pode ser letal em alguns indivíduos alérgicos

Rozman recomenda a ingestão de alimentação mista com grande quantidade de verduras frescas, e principalmente película de arroz (existente no chamado arroz integral vendido em qualquer supermercado) que contém vitamina B1. (Em casos graves e controlados por médicos, usar 20 a 50 gramas de aneurina, de preferência via intramuscular. A via endovenosa pode ser letal em alguns indivíduos alérgicos.