Plantas Relacionadas na Literatura : Agoniada (falsa-noz-moscada) Colonia, Alcaçuz Alfafa, Ameixeira, Arnica-brasileira [erva-lanceta], Babaçu [babassu], Batata, Berinjela , Beterraba, Cajueiro, Calêndula, Cambará-de-espinho [cambará], Canela-de-cheiro , Canela-do-ceilão, Carobinha-do-campo, Casca-preciosa, Cebola Chapéu-de-couro , Chicória , Chorão, Couve , Erva-baleeira , Erva-lagarto; Guaçatonga; Congonha-de-bugre , Espinafre , Fáfia (s) , Frângula , Garra-do-diabo , Goji , Groselha preta , Jatobá , Limão [diversas variedades] , Manacá , Mandioca , Manjerona [orégano] , Melancia , Neen , Noni , Quitoco , Sabugueiro, Salsaparrilha, Sucupira , Tanaceto [artimijo], Tomate, Tribulus [Viagra natural], Unha-de-gato, Verbasco.
Sintomas e Causas : A artrite é uma doença inflamatória que se manifesta através de febre moderada, inchaço e vermelhidão nas articulações; além de dificuldades de movimentação. Não tratada, pode tornar-se crônica e levar à artrose, afecção em que ocorrem degeneração e deformação articulares.
Propostos : DIRCEU: tomar o composto ARTRITE (capítulos florais e rizoma de ERVA LANCETA, folhas de BARDANA, grãos de CEVADA, folhas e rizoma de CHAPÉU-DE-COURO, folhas e ramos novos de CORDÃO DE FRADE, todas as partes de ERVA-DE-BICHO, frutos de JILÓ, folhas e ramos finos de MENTRASTO, todas as partes de PARATUDO e de TAIUIÁ) ou o composto FRANCISCO-DE-ASSIS (folíolo de BABAÇU; folhas de BARDANA; folhas e raiz de CAVALINHA; fibras do fruto de CÔCO-DA-BAHIA; folhas de ESPINHEIRA-SANTA; folhas de CAPIM-JARAGUÁ; pétalas de ROSA-BRANCA; folhas e ramos verdes de TÚIA). DEGMAR: indica sementes e entrecasca de SUCUPIRA, chá/tintura das folhas e raízes de BARDANA, uso por tempo restrito do chá/tintura-mãe de MENTRASTO. Uso interno de GUINÉ ou em compressas do chá dela, decocto/tintura dos tubérculos de TAIUIÁ. Plantas de ação diurética nos casos de artrite: DENTE-DE-LEÃO (Taraxacum officinalis); suco ou chá de AIPO; BÉTULA (Betula spp); infuso das folhas de ABACATEIRO, cápsulas de pó de CENTELLA ASIÁTICA. Plantas ricas em moduladores anti-inflamatórios: SALGUEIRO, cápsulas do pó das raízes secundárias de GARRA-DO-DIABO, córtex ou raiz de UNHA DE GATO,tintura, pó ou decocto de rizoma de CURCUMA. MACHADINHO: indica fazer um composto das seguintes plantas: 100g de CIPÓ-CRUZEIRO, 100g de CIPÓ-CRUZ-VERDADEIRO, 100 g de CIPÓ- ALMECEGA, 100 g de GUACO, 50 g de folhas de CONGONHA-DE-BUGRE, 50g de folhas de CONGONHA-DO-CAMPO, 100g de FIGO-DA-ÍNDIA, 100g de casca de FICUS e 100g de folhas e cascas de PANACÉIA. Fazer o chá com 1 litro de água e tomar 1/2 copo por vez, 5 vezes ao dia, por 15 dias. Celso por informação pessoal: planta indicada: Canela de velho (Miconia albicans).
No comments yet.