Aerogafia, arroto-

Plantas Relacionadas na Literatura : Catinga-de-mulata +, Poejo miúdo (poejo) ++, .
Sintomas e Causas : Aerofagia consiste na deglutição exagerada e espasmódica de ar, acompanhada de eructação (arroto) ruidosa. Trata-se de um distúrbio digestivo que pode ser de origem nervosa ou devido a problemas como gastrites, úlceras estomacais ou mesmo mau funcionamento da vesícula biliar. A pessoa que sofre de aerofagia sente o estomago permanentemente inchado e tem, dependendo de onde se aloja o excesso de gás, perturbações respiratórias, às vezes semelhantes à asma ou a anginas do peito, e dores na parte superior do abdomen ou no tórax. Quando o gás excedente passa para o intestino grosso, o cólon fica distendido e ocorrem cólicas. Quando esse acúmulo acontece no estomago, ocorrem os arrotos.
VER MAIS 
Tratamentos Propostos :
Segundo Dirceu (dirceu@paz.org.br), quando não houver nenhum diagnóstico específico, tomar Espinheira-santa, infusão com 10% da planta seca e moída, dose: uma colher de sobremesa, usar 3 vezes ao dia; planta bem específica: Poejo (Mentha polegium)[ver dados da planta];
VER MAIS 
Dieta e Cuidados Recomendados : FRS: deve-se comer e mastigar lentamente todos os alimentos, sem pressa com pouco liquido e eliminar as bebidas gasosas. É necessário evitar legumes secos, cereais, féculas, arroz branco, queijos fermentados, páprica e substituir o pão fresco pelo torrado ou retirar o miolo do pão (pão francês). Sugere-se beber 2 a 3 copos de suco de repolho branco ou couve entre as refeições ou um copo de suco de batata por dia. Caso tenha ingerido muita comida durante a refeição, de sobremesa comer mamão-papaia ou tomar uma colherinha de vinagre de maçã em meio copo de água. Incorporar erva-doce (sementes) ou folhas de hortelã às saladas.
VER MAIS 
Terapias Auxiliares e Observações Farmacêuticas: HIDROTERAPIA: todas as noites, antes de deitar, introduzir-se numa banheira com água fria (16oC) de modo que esta chegue até a linha abaixo do tórax, durante 15 segundos. Depois desse meio banho, friccionar bastante o corpo e cobri-lo com roupa quente. TERRAS E LAMAS: tomar meio copo de água de argila (ver receita em abscesso) meia hora antes das refeições. CATAPLASMA DE ARGILA: (ver receita em abscesso) aplicar cataplasmas de argila sobre a boca do estomago duas horas após as refeições, permanecendo uma hora depois sem ingerir alimentos.
VER MAIS 
CROMOTERAPIA: usar os raios laranja (para órgãos digestivos) e amarelo (em caso de dor). As cores devem ser mentalizadas ou tomando-se água irradiada com as cores indicadas. Essa irradiação é feita colocando-se água em copo colorido (da cor indicada) e expondo-o ao sol por 30 minutos. AROMATERAPIA: essência de anis (cessa a aerofagia)-5 gotas por dia misturada em um pouco de mel. Não abusar dessa essência. Essência de Noz-moscada (facilita a digestão de alimentos pesados e gordurosos e elimina os gases) 2 gotas após café, almoço e jantar.

FRS: deve-se comer e mastigar lentamente todos os alimentos, sem pressa com pouco liquido e eliminar as bebidas gasosas. É necessário evitar legumes secos, cereais, féculas, arroz branco, queijos fermentados, páprica e substituir o pão fresco pelo torrado ou retirar o miolo do pão (pão francês). Sugere-se beber 2 a 3 copos de suco de repolho branco ou couve entre as refeições ou um copo de suco de batata por dia. Caso tenha ingerido muita comida durante a refeição, de sobremesa comer mamão-papaia ou tomar uma colherinha de vinagre de maçã em meio copo de água. Incorporar erva-doce (sementes) ou folhas de hortelã às saladas.