Plantas Relacionadas na Literatura : Alface, Caqui Feijão , Laranjeira
Segundo Balbach: a saúde do homem, depende de uma relação ácido-básica com leve predominância das valências alcalinas, medidos em todos os líquidos biológicos pelo valor pH. Em condições normais, o pH do sangue, meio circulante interno, nutridor das células e veículo dos produtos finais de sua atividade, varia entre 7,3 e 7,4. Os limites da vida encontram-se entre o pH 4,7 e 8,5. A acidose que é um aumento dos valores relativos e absolutos de ácidos do organismo, quando leve, poderá passar despercebida.
Tratamentos Fitoterápicos Propostos
Segundo Dirceu (dirceu@paz.org.br), uso interno, composto Dirceu: quando a acidez for no estômago, uso interno, composto Dirceu: Gastro (ou Gastrite com as plantas:bobosa; balsamo-horta; bardana; barbatimao; calendola; craxeru; espinheira-sta b.
Segundo Dr. Degmar Ferro, plantas com função antiácida: Espinheira-santa ilicifolia), folhas, infuso, cps do pó; Boldo-nacional (Plectranthus barbatus), folha macerada em água antes das refeições; Robínia (Robinia pseudoacacia); D1 para uso interno; Jurubeba (Solanum paniculatum), casca ou raízes, decocto.
HIDROTERAPIA: compressas frias de água com vinagre-> estas compressas feitas com toalhas de linho (80 por 130 centímetros) embebidas em água com vinagre (2/3 de água e 1/3 de vinagre), devem ser aplicadas sobre a região do estômago e renovadas tão logo esquentem. O tratamento pode durar de meia a duas horas, quando se verifica a reação (transpiração intensa ou ação calmante forte, quando mais prolongado). Compressas quentes-> aplicadas sobre o estômago por 20 a 30 minutos. Devem ser feitas meia hora antes e meia hora depois das refeições, enquanto se permanece deitado. Depois que que a umidade do corpo evaporar, tomar um banho rápido frio de chuveiro ou ducha.
TERRAS E LAMAS: aplicar cataplasmas de argila à noite em dias alternados. Nos dias que não se aplicar o cataplasma de argila, deve-se empregar cataplasma de algas marinhas e folhas de hera (dois punhados de folhas de hera finamente picadas com cinco punhados de algas marinhas, acrescentar água e levar ao fogo. Deixar ferver até que a água evapore totalmente. Espalhar em pano e aplicar no epigástrio por uma a duas horas). CROMOTERAPIA: aplicar a sequência de cores a seguir no plexo solar: amarelo, amarelo forte, laranja, prata (para úlceras), verde e azul. AROMATERAPIA: usar um dos óleos essenciais (4 a 10 gotas, tres vezes ao dia, antes das refeições, misturadas em água ou chá) de anis (dispepsias, espasmos, gastralgias, azia, ardência no esôfago, aerofagia e flatulência), menta (gastralgias, úlceras, gastrites e constrições nervosas de esôfago), limão (excesso de acidez, cicatrizante), laranja-amarga (dispepsias nervosas, antiespasmódico, sedativo e ligeiramente hipnótico), coentro (estimulante da digestão, supressão da formação de gases gastrintestinais e espasmos). HOMEOPATIA: Mercurius iodatus ruber C5, Lachesis trigonocephalus C6 e Cicuta virosa C6 para esofagite; para gastrites agudas usa-se Arsenicum C5 e nas crônicas Arsenicum C12. Azia muito forte, com vômitos ácidos e eructações que pioram com estômago vazio e melhoram após comer, usa-se Robinia C6. >>>>ESPINHEIRA-SANTA[>BARDANA>BARBATIMAO>BABOSA> BALSAMO-HORTA.
No comments yet.