Quimioterapia: protetor de danos; usar Café, goiaba, (estudo)

Substâncias

Ação da droga quimioterápica cisplatina, enquanto a quercetina aumenta a eficácia terapêutica do bussulfano, da Adriamicina (dexorrubicina), da ciclofosfamida, da gemcitabina, do topotecan e da cisplatina.
Plantas que podem atuar protegendo as células da quimioterapia: Arnica-brasileira (Erva-lanceta), ,café cavalinha, centelha-asiática, erva-de-bicho, eucalipto citriodora, folha-da-fortuna, goiaba, ipê-roxo, jambolão, malvarisco, marcela-do-campo, mentrasto, saião, tília


Efeitos

A escolha de cada uma deve depender do tipo de câncer ou do agente quimioterápico.
Ambas protegem as células saudáveis dos efeitos nocivos dos agentes da radiação e quimioterapia, sem reduzir a eficácia desses tratamentos contra as células cancerosas.
Em particular, a curcumina tem demonstrado reforçar a ação da droga quimioterápica cisplatina, enquanto a quercetina aumenta a eficácia terapêutica do bussulfano, da Adriamicina (dexorrubicina), da ciclofosfamida, da gemcitabina, do topotecan e da cisplatina.
Plantas que podem atuar protegendo as células sadias da quimioterapia: Arnica-brasileira (Erva-lanceta), café, cavalinha, centelha-asiática, erva-de-bicho, eucalipto citriodora, folha-da-fortuna, goiaba, ipê-roxo, jambolão, malvarisco, marcela-do-campo, mentrasto, saião, tília